Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Filosofia Moderna

Código

711031061

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Departamento

Filosofia

Créditos

6

Professor responsável

Marta Mendonça

Horas semanais

4

Língua de ensino

Português

Objectivos

a) Adquirir conhecimento básico das figuras mais relevantes do pensamento filosófico ocidental da época moderna e de alguns dos seus textos.
b) Identificar as questões filosóficas mais significativas do pensamento europeu moderno e enunciá-las com precisão.
c) Adquirir a capacidade básica de situar conceitos, concepções metodológicas e posições doutrinais no contexto histórico a que pertencem.
d) Adquirir a capacidade de identificar os traços distintivos da filosofia europeia do período moderno tanto do ponto de vista metodológico como temático.
e) Adquirir a capacidade de identificar e enunciar os elementos de continuidade e de ruptura na formulação dos problemas filosóficos e nas propostas da sua resolução.
f) Adquirir a capacidade de ler e interpretar alguns textos fundamentais do período moderno.
g) Reconhecer a importância do estudo da filosofia moderna para a compreensão de algumas questões filosóficas actuais.

Pré-requisitos

Nenhum

Conteúdo

Razão e experiência na Filosofia Moderna

O que caracteriza a Filosofia Moderna? Em que radica a ruptura que procurou com o pensamento anterior? Trata-se predominantemente de uma Filosofia do Conhecimento ou de uma Ontologia? Ou em que medida aquela determinou esta?
O curso abordará estas questões, procurando fixar os conceitos de “experiência” e de “razão”, tal como foram sendo definidos e apresentados na filosofia europeia dos séculos XVII e XVIII. Procurar-se-á, por um lado, fixar os elementos mais relevantes da concepção moderna da “experiência” e da “razão” e, por outro, analisar e comparar os diversos modos como se pensou a sua articulação: como é possível conciliar a experiência sensível, contingente e do particular, com as exigências de universalidade e necessidade de um conhecimento racionalmente fundado? Que relação existe entre estas duas fontes e/ou formas de conhecimento?
No curso serão estudados textos de Descartes, Leibniz, Locke, Hume e Kant

Bibliografia

DESCARTES, Œuvres Complètes. 11 vols. Publiées par Charles Adam et Adam Tannery. Édition du Jubilé. Paris : Vrin, 1996. 

HUME, The Philosophical Works. 4 vols. Aalen: Scientia Verlag, 1964.
KANT, The Cambridge Edition of the Works of Immanuel Kant. Ed. by Paul Guyer and Allen Wood, Cambridge: Cambridge University Press, 1995 -.
LEIBNIZ, Die philosophischen Schriften. 7 vols. Hrsg. Von K. I. Gerhardt, Hildesheim: Georg Olms Verlag, l965.

LOCKE, The Works of John Locke. 9 vols. London: Routledge/Thoemmes Press, 1997.


Método de ensino

Curso de natureza teórico-prática; combina a análise teórica dos tópicos do programa com a análise de textos dos autores estudados

Método de avaliação

1. Uma prova escrita (70%)
2. Um trabalho escrito individual, a acordar no princípio do curso, que será ou apresentado na aula ou discutido individualmente ou uma segunda prova escrita (30%).

Cursos