Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Ontologia

Código

711031064

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Departamento

Filosofia

Créditos

6

Professor responsável

Mário Jorge Carvalho

Horas semanais

4

Língua de ensino

Português

Objectivos

Adquirir uma compreensão básica:do sentido e da especificidade da Ontologia enquanto componente fundamental da tradição filosófica e domínio de investigação vivo; da pertinência da Ontologia como forma de saber em falta (zêtoumenê epistêmê); da articulação entre esse complexo de problemas e as restantes disciplinas filosóficas; da articulação entre esse complexo de problemas e as disciplinas científicas; da multiplicidade de abordagens que foram desenvolvidas na tentativa de dar resposta aos problemas da Ontologia e constituir esse saber em falta (zêtoumenê epistêmê); da eventual impossibilidade da constituição da Ontologia como ciência, bem como da dificuldade da fundamentação de tal impossibilidade, do seu significado e das suas consequências; dos principais conceitos desenvolvidos no âmbito disciplinar da Ontologia; de analisar, comparar, criticar e usar esses conceitos de forma autónoma; de interpretar e discutir autonomamente concepções ou teses no domínio disciplinar da Ontologia

Pré-requisitos

Não aplicável.

Conteúdo

A questão da ciência procurada
Como é que o acesso habitualmente disponível deixa margem para saberes em falta – e designadamente para as disciplinas científicas? E como é que estas deixam margem para um saber relativo a toda a realidade enquanto tal? Que cabimento tem a Ontologia, enquanto ciência procurada (zêtoumenê epistêmê)? Como pode fazer falta algo desse género? A que é que corresponde?
O propósito do curso é analisar este complexo de questões. Toma-se como ponto de partida duas peças do Corpus Aristotelicum:
– O livro I da Metafísica, em especial a sua análise das diferentes possibilidades de saber (desde as formas mínimas até às formas superlativas), análise que lança o projecto de um conhecimento do malista epistêton;
– o retomar deste mesmo problema no livro IV, onde analisa a constituição das ciências en merei e estuda a falta e as funções de uma epistêmê tou ontos hê on e as dificuldades que se põem a seu respeito.

Bibliografia

ARISTÓTELES, Aristoteles Metaphysics, ed. W. D. Ross. Oxford, Clarendon Press, 1924,
2 vols.
Aristotle in Twenty Three Volumes. Cambridge (Mass.)/London, Harvard University Press/W. Heinemann (Loeb Classical Library), suc. reed.
Metaphysique, ed. J. Tricot, Paris, 1966, 2 vols. suc. reed.
La Metafisica, ed. G. Reale. Napoli, Loffredo, 1968, 2 vols.
Metafisica, ed. T.C. Martinez. Madrid, Gredos, 1994, Barcelona, RBA, 2000,

Método de ensino

Curso de natureza teórico-prática. A metodologia usada combina o exame teórico dos problemas e a interpretação de textos. Aturada análise e comentário dos textos em causa. Análise fenomenológica. Discussão de perspectivas alternativas, objecções, contra-exemplos, etc.

Método de avaliação

Avaliação individual. Exame final escrito obrigatório. Cada aluno deve apresentar um trabalho escrito e discuti-lo com o professor. O trabalho escrito tem um peso de 1/3 na classificação final.

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