
Filosofia da Religião
Código
711031069
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Filosofia
Créditos
6
Professor responsável
Nuno Carlos Venturinha
Horas semanais
4
Língua de ensino
Português
Objectivos
a) Desenvolver uma compreensão crítica das tradições religiosas e filosóficas centrais ao mundo contemporâneo.
b) Desenvolver capacidades de pensamento crítico de forma a avaliar argumentos e posições.
c) Desenvolver a capacidade de relacionar eventos actuais a sistemas religiosos e filosóficos.
d) Desenvolver a capacidade de aplicar perspectivas de diversos grupos religiosos e culturais à analise crítica.
Pré-requisitos
Não aplicável.
Conteúdo
Epistemologia da Crença Religiosa
O pensamento de Wittgenstein é usualmente associado à lógica e à filosofia da linguagem e da mente. Contudo, existem muitos lugares nos seus escritos onde Wittgenstein discute questões pertencentes à filosofia da religião e fornece novas intuições sobre textos sagrados e vida religiosa. Abordar-se-á principalmente o modo como Wittgenstein trata da teologia do Novo Testamento. Na segunda metade do curso tentar-se-á então compreender até que ponto a filosofia da religião de Wittgenstein pode ser comparada com a apologia do cristianismo de Pascal nos Pensamentos. Uma discussão da crítica de Pascal a provas metafísicas de Deus, um aspecto que perpassa grande parte da sua reflexão nos Pensamentos, e uma análise da rejeição de Wittgenstein de provas históricas, a qual assume um papel central nas suas observações sobre crença religiosa, ajudará a compreender a afinidade entre os dois autores.
Bibliografia
PASCAL, B., Pensées, in OEuvres complètes, vol. II, ed. M. Le Guern, Paris, Gallimard, 2000, pp. 541-1082, 1296-1609; The Thoughts of Blaise Pascal, ed. M. A. Molinier, tr. C. K. Paul, London, Kegan Paul, Trench & Co., 1885.
WITTGENSTEIN, L., Lectures and Conversations on Aesthetics, Psychology and Religious Belief. Compiled from the Notes taken by Y. Smithies, R. Rhees and J. Taylor, ed. C. Barrett, Oxford, Basil Blackwell, 1966; Aulas e Conversas sobre Estética, Psicologia e Fé Religiosa, tr. M. Tamen, Lisboa, Cotovia, 1991.
WITTGENSTEIN, L., Notebooks 1914-1916, ed. G. H. von Wright / G. E. M. Anscombe, tr. G. E. M. Anscombe, Oxford, Blackwell, 1979; Cadernos 1914-1916, tr. J. T. Proença, Lisboa, Edições 70, 2004.
WITTGENSTEIN, L., Denkbewegungen. Tagebücher 1930-1932, 1936-1937 (MS 183), vol. 1, ed. I. Somavilla, Innsbruck, Haymon, 1997; Movements of Thought. Diaries, 1930-1932, 1936-1937, tr. A. Nordmann, in Public and Private Occasions, ed. A. Nordmann / J. C. Klagge. Lanham, MD, Rowman & Littlefield, 2003, pp. 3-255.
WITTGENSTEIN, L., Vermischte Bemerkungen. Eine Auswahl aus dem Nachlass / Culture and Value. A Selection from the Posthumous Remains, ed. G. H. von Wright / H. Nyman, rev. A. Pichler, tr. P. Winch, Oxford, Blackwell, 1998; Cultura e Valor, tr. J. Mendes, Lisboa, Edições 70, 1996.
Método de ensino
O método de ensino adoptado combinará a exposição baseada na leitura e comentário de textos com a discussão de trabalhos apresentados pelos alunos.
Método de avaliação
Para além de um exame final (60%), cada aluno deve realizar um trabalho escrito, que será apresentado e discutido em aula (40%).