Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Filosofia da Arte

Código

711031070

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Departamento

Filosofia

Créditos

6

Professor responsável

João Pardana Constâncio

Horas semanais

4

Língua de ensino

Português

Objectivos

1 – Identificar a realidade da arte, na sua essência e na sua historicidade.
2 – Identificar a especificidade do tratamento filosófico da arte.
3 -Domínio básico dos diversos elementos inerentes ao fenómeno artístico
4 – Capacidade de equacionar e discutir a questão do valor artístico

Pré-requisitos

Não aplicável

Conteúdo

O curso consiste numa investigação exploratória da complexa relação entre a obra de Friedrich Nietzsche e a de Fernando Pessoa.
Em primeiro lugar, tal investigação ocupar-se-á da relação entre a filosofia da arte de Nietzsche e algumas das mais importantes teorias estéticas que se encontram dispersas pela obra de Pessoa, especialmente aquelas que são assinadas por Álvaro de Campos e que pretendem ter um teor “anti-aristotélico”. Neste contexto, o curso incluirá uma reflexão sobre o modernismo e a inserção da obra de Pessoa no modernismo português. Em segundo lugar, o curso consistirá numa detalhada reflexão sobre o tema da subjectividade e, mais especificamente, sobre o tema da “pluralidade do sujeito”, ou seja, o tema da relação entre o “sujeito-multiplicidade” de Nietzsche e os “heterónimos” de Pessoa. Por fim, o curso ocupar-se-á da profunda preocupação de Pessoa com o tema do “mistério das coisas” e da sua relação com o tema nietzshiano do niilismo.


Bibliografia

-CONSTÂNCIO, João, “O ‘Sujeito-Multiplicidade’ em Nietzsche e Pessoa”, in: Borges, P./ Ribeiro, N.,/ Souza, C. (org.), Nietzsche, Pessoa e Freud, Lisboa, Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa, 2013, pp. 91-99
-CONSTÂNCIO, João, Arte e niilismo. Nietzsche e o enigma do mundo, Lisboa, tinta-da-china, 2013
-NIETZSCHE, F., Kritische Studienausgabe, Colli, G./ Montinari, M. (ed.), Berlin, Walter de Gruyter, 1980, 15 vols.
-PESSOA, Fernando, Obra Poética/ Obras em Prosa, ed. João Gaspar Simões, Lisboa, Círculo de Leitores, 1986, 7 volumes
-PESSOA, Fernando, Bernardo Soares, Livro do Desassossego, ed. Richard Zenith, Lisboa, Assírio& Alvim, 1998

Método de ensino

(a) A maior parte das aulas são expositivas, embora com espaço para perguntas e intervenção dos alunos, bem como para a leitura de passagens relevantes dos textos em análise.
(b) Algumas aulas são leccionadas no chamado “regime de seminário”, i.e., consistem em leitura, comentário e análise de texto.
(c) Por fim, algumas aulas (a que chamamos “práticas” nos sumários) consistem na discussão — com os alunos — de matérias já expostas e dos problemas que elas levantam. o curso incluirá um módulo leccionado pelo Dr. Bartholomew Ryan, Investigador Responsável pelo projecto de investigação financiado pela FCT, “Nietzsche and the Plurality of the Subject” (EXPL/MHC-FIL/1514/2013).

Método de avaliação

(a) O principal elemento de avaliação é uma prova escrita de avaliação de conhecimentos. Esta prova é obrigatória para todos os alunos que desejem ter aprovação nesta unidade curricular. 
(b) Os alunos são incentivados a elaborar um trabalho escrito, com cerca de 12 páginas, sobre temas relacionados com o programa do curso. A elaboração deste trabalho é facultativa. (c) Assiduidade e participação nas aulas. Os alunos são incentivados a participar nas aulas. Uma participação positiva é valorizada na ponderação da classificação final de frequência. (d) A classificação final de frequência resulta da ponderação das classificações obtidas nos parâmetros (a), (b) e (c).

Cursos