
Filosofia da Arte
Código
711031070
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Filosofia
Créditos
6
Professor responsável
João Pardana Constâncio
Horas semanais
4
Língua de ensino
Português
Objectivos
1 Identificar a realidade da arte, na sua essência e na sua historicidade.
2 Identificar a especificidade do tratamento filosófico da arte.
3 -Domínio básico dos diversos elementos inerentes ao fenómeno artístico
4 Capacidade de equacionar e discutir a questão do valor artístico
Pré-requisitos
Não aplicável
Conteúdo
O curso consiste numa investigação exploratória da complexa relação entre a obra de Friedrich Nietzsche e a de Fernando Pessoa.
Em primeiro lugar, tal investigação ocupar-se-á da relação entre a filosofia da arte de Nietzsche e algumas das mais importantes teorias estéticas que se encontram dispersas pela obra de Pessoa, especialmente aquelas que são assinadas por Álvaro de Campos e que pretendem ter um teor anti-aristotélico. Neste contexto, o curso incluirá uma reflexão sobre o modernismo e a inserção da obra de Pessoa no modernismo português. Em segundo lugar, o curso consistirá numa detalhada reflexão sobre o tema da subjectividade e, mais especificamente, sobre o tema da pluralidade do sujeito, ou seja, o tema da relação entre o sujeito-multiplicidade de Nietzsche e os heterónimos de Pessoa. Por fim, o curso ocupar-se-á da profunda preocupação de Pessoa com o tema do mistério das coisas e da sua relação com o tema nietzshiano do niilismo.
Bibliografia
-CONSTÂNCIO, João, O Sujeito-Multiplicidade em Nietzsche e Pessoa, in: Borges, P./ Ribeiro, N.,/ Souza, C. (org.), Nietzsche, Pessoa e Freud, Lisboa, Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa, 2013, pp. 91-99
-CONSTÂNCIO, João, Arte e niilismo. Nietzsche e o enigma do mundo, Lisboa, tinta-da-china, 2013
-NIETZSCHE, F., Kritische Studienausgabe, Colli, G./ Montinari, M. (ed.), Berlin, Walter de Gruyter, 1980, 15 vols.
-PESSOA, Fernando, Obra Poética/ Obras em Prosa, ed. João Gaspar Simões, Lisboa, Círculo de Leitores, 1986, 7 volumes
-PESSOA, Fernando, Bernardo Soares, Livro do Desassossego, ed. Richard Zenith, Lisboa, Assírio& Alvim, 1998
Método de ensino
(a) A maior parte das aulas são expositivas, embora com espaço para perguntas e intervenção dos alunos, bem como para a leitura de passagens relevantes dos textos em análise.
(b) Algumas aulas são leccionadas no chamado regime de seminário, i.e., consistem em leitura, comentário e análise de texto.
(c) Por fim, algumas aulas (a que chamamos práticas nos sumários) consistem na discussão com os alunos de matérias já expostas e dos problemas que elas levantam. o curso incluirá um módulo leccionado pelo Dr. Bartholomew Ryan, Investigador Responsável pelo projecto de investigação financiado pela FCT, Nietzsche and the Plurality of the Subject (EXPL/MHC-FIL/1514/2013).
Método de avaliação
(a) O principal elemento de avaliação é uma prova escrita de avaliação de conhecimentos. Esta prova é obrigatória para todos os alunos que desejem ter aprovação nesta unidade curricular.
(b) Os alunos são incentivados a elaborar um trabalho escrito, com cerca de 12 páginas, sobre temas relacionados com o programa do curso. A elaboração deste trabalho é facultativa. (c) Assiduidade e participação nas aulas. Os alunos são incentivados a participar nas aulas. Uma participação positiva é valorizada na ponderação da classificação final de frequência. (d) A classificação final de frequência resulta da ponderação das classificações obtidas nos parâmetros (a), (b) e (c).