
Temas de Filosofia Contemporânea
Código
711031074
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Filosofia
Créditos
6
Professor responsável
Paulo Melo
Horas semanais
4
Língua de ensino
Português
Objectivos
a) Identificar compreensivamente problemas centrais do pensamento filosófico contemporâneo
b) Contextualizar esses problemas de forma diacrónica e sincrónica
c) Desenvolver capacidade analítica e crítica através da leitura de textos relevantes da filosofia contemporânea
Pré-requisitos
Não aplicável.
Conteúdo
Numa leitura de passagens do ensaio de ontologia de Sartre «L´ être et le néant», serão discutidos os seguintes tópicos:
* a concepção fenomenológica do nada (a origem da negação),
* a presença a si, o cogito (as estruturas imediatas do para-si),
* o circuito da ipseidade (as estruturas imediatas do para-si),
* o ser-para-outrem (a existência do outro),
* a linguagem (as relações concretas com o outro),
* o ser-com (Mitsein) e o nós (as relações concretas com o outro).
Alguns destes temas serão analisados em contraposição à ontologia de Heidegger em «Sein und Zeit».
Bibliografia
* Heidegger, Martin, «Sein und Zeit», Max Niemeyer Verlag, Tübingen, 2001
[Traduções: inglês (John Macquarrie e Edward Robinson; Blackwell); francês (Rudolf Boehm e Alphonse de Waelhens; Gallimard); português (Márcia Schuback; Editora Vozes); castelhano (José Gaos; Fondo de Cultura Económica)]
* Heidegger, Martin, «Vom Wesen der Wahrheit», Vittorio Klostermann Frankfurt A. M., 1997
[Tradução: francês (Alphonse de Waelhens e Walter Biemel, em «Questions I», Gallimard)]
* Sartre, Jean-Paul, «LÊtre et le Néant», Éditions Gallimard, 1968
[Traduções: inglês (Hazel Barnes; Washington Square Press); português (Paulo Perdigão; Editora Vozes)]
* Sartre, Jean-Paul, «La Transcendance de lEgo», Librairie Philosophique J. Vrin, Paris, 1966
[Traduções : inglês (Andrew Brown ; Routledge Classics) ; português (Pedro Alves ; Edições Colibri)]
* Sartre, Jean-Paul, « Vérité et Existence», nrf essais, Gallimard, 1989
[Tradução : inglês (Adrian Hoven ; The University of Chicago Press)]
Método de ensino
Aulas expositivas e de leitura e discussão de textos
Método de avaliação
O aluno poderá escolher entre as seguintes modalidades: a) uma ou duas intervenções orais programadas, com apresentação prévia do tópico tratado [factor de ponderação na nota final: 20%, cada intervenção] + uma prova escrita de frequência; ou, b) um trabalho individual escrito, com exposição oral [factor de ponderação na nota final: 40%] + uma prova escrita de frequência; ou, c) apenas uma prova escrita de frequência.