Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Economia Regional e Urbana

Código

711041013

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Departamento

Geografia e Planeamento Regional

Créditos

6

Horas semanais

4

Língua de ensino

Português

Objectivos

a) Transmitir um conjunto de saberes, de natureza teórica e empírica, relacionados com a distribuição das actividades económicas no espaço;
b) Discutir as políticas públicas associadas à promoção do desenvolvimento da actividade empresarial;
c) Transmitir um corpo de conceitos associados às externalidades;
d) Discutir o conceito de economias de aglomeração;
e) Dominar conceitos relativos às disparidades regionais;
f) Aplicar metodologias de análise que permitam a caracterização das lógicas espaciais de distribuição das actividades produtoras de riqueza.

Pré-requisitos

Não tem

Conteúdo

(1) Padrões de organização dos tecidos produtivos à escala urbana e regional.
(2) Quantificação de impactos sectoriais de investimentos no tecido produtivo, através do recurso à análise input-output.
(3) Métodos Básicos de Análise Regional: Quociente de Localização, Base Económica de Exportação, O Multiplicador da Actividade Regional.
(4) Avaliação do quadro das disparidades regionais de desenvolvimento.
(5) Importância e significado das externalidades nos processos de crescimento urbano e regional.
(6) Modelos básicos de Economia Regional e Urbana: modelo de Weber, Modelo de Christaller, Modelo de Coffey-Polèse, Modelo de Ajustamento Regional.
(7) O significado do desenvolvimento local.
(8) Quadros prospectivos estratégicos para o desenvolvimento de regiões e de cidades.

Bibliografia

POLÈSE, Mário, The Wealth and Poverty of Regions: Why Cities Matter, Chicago, University of Chicago Press, 2010.
PIKE, Andy, RODRIGUEZ-POSE, Andres and TOMANEY, John, Local and Regional Development, London, Routledge, 2006.
SULLIVAN, Arthur, Urban Economics, New York, McGraw-Hill/Irwin, 6th edition, 2006.
POLÈSE, Mario,Economia Urbana e Regional, Coimbra, Edições APDR, 1998.
TEMPLE, Marion, Regional Economics, Londres, St. Martin’s Press, 1994.

Método de ensino

Nas aulas (teóricas e práticas) é dado destaque à explicação conceptual e à análise de casos práticos, incentivando-se a participação dos alunos (interacção docente-aluno). As aulas práticas constituem 50% do total das aulas e incluem a explicitação de técnicas e a sua aplicação aos problemas definidos na componente teórica.

Método de avaliação

- Leitura de um conjunto de textos seleccionados, cujos conteúdos serão objecto de avaliação através de um teste escrito (70%);
- Participação num trabalho de grupo, com 15-20 páginas de extensão, onde se procede à aplicação prática de conteúdos analisados na componente teórica da disciplina (30%).

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