
Geografia do Turismo e do Lazer
Código
711041023
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Geografia e Planeamento Regional
Créditos
6
Professor responsável
Ana Maria Firmino
Horas semanais
4
Língua de ensino
Português
Objectivos
a) Compreender o turismo e o lazer como fenómenos que, sendo caracterizados por grande diversidade, dependem do território e com ele interagem;
b) Conhecer as dimensões internacionais e nacionais do fenómeno turístico, nas perspectivas da oferta e da procura;
c) Identificar diferentes modelos de mobilidade turística e de desenvolvimento dos territórios turísticos;
d) Analisar diversas soluções de planeamento turístico, nos âmbitos territorial e estratégico;
e) Dinamizar o contributo da Geografia para o exercício das profissões turísticas.
Pré-requisitos
Não tem
Conteúdo
(1) O conceito de lazer e a sua contextualização histórica; (2) Das origens do turismo à sua mundialização; (3) A relevância da perspectiva geográfica na prática e no estudo dos fenómenos de lazer e turismo; (4) A dimensão internacional do turismo no século XXI padrões de mobilidade e de desenvolvimento dos territórios turísticos; (5) O turismo em Portugal oferta, procura e organização administrativa do Estado; (6) O planeamento territorial e estratégico do turismo Português; (7) As aplicações do conhecimento geográfico nos meios profissionais do turismo.
Bibliografia
CUNHA, Licínio (2003) Perspectivas e tendências do turismo. Lisboa, Edições Universitárias Lusófonas
HALL, C. Michael; PAGER, Stephen (2006) The Geography of Tourism & Recreation: Environment, Place and Space. London & New York, Routledge.
LEW, Alan; HALL, C. MICHAEL; WILLIAMS, Allan (2007) Compêndio de Turismo. Lisboa, Instituto Piaget (traduzido de: A Companion to Tourism, London, Blackwell, 2004)
SHAW, Gareth; WILLIAMS, Allan (1994) Critical Issues in Tourism: a geographical perspective. Oxford, Blackwell
SIMÕES, José Manuel; FERREIRA, Carlos Cardoso (edit.) (2009) Turismos de Nichos. Lisboa, Centro de Estudos Geográficos
UMBELINO, Jorge (1999) Lazer e território. Lisboa, Centro de Estudos de Geografia e Planeamento Regional, Série Estudos, nº 1
VIEIRA, João Martins (2007) Planeamento e Ordenamento Territorial do Turismo. Lisboa, Editorial Verbo.
Método de ensino
Aulas expositivas e participativas. Na componente prática deverão ser: i) elaborados estudos sobre relatórios e dados estatísticos nacionais e internacionais: ii) efectuadas consultas de páginas Internet de organismos públicos e privados relacionados com o sector do turismo e do lazer; iii) realizados exercícios de apresentação oral.
Método de avaliação
A cada aluno é exigido:
- Leitura de bibliografia seleccionada, cujos conteúdos serão objecto de avaliações escritas:
a. Frequência (35%);
b. 5 testes de curta duração (aproximadamente 30 minutos), dos quais serão contabilizados os 4 com classificações mais elevadas (35%)
NOTA: Os alunos que assim o pretendam - por exemplo, por não terem realizado 4 testes - podem concentrar na Frequência os 70% da classificação final determinados por estes elementos de avaliação
- Realização de um trabalho escrito (elaborado em grupo - 20%) e com três momentos de apresentação oral (acção individual - 5%);
- Assiduidade regulamentar e adequada participação nas aulas (5%).