
História e Metodologias da Geografia
Código
711041034
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Geografia e Planeamento Regional
Créditos
6
Horas semanais
4
Língua de ensino
Português
Objectivos
1) Identificar os principais marcos na evolução do pensamento geográfico;
2) Compreender as várias escolas nacionais e as correntes da Geografia nos diferentes contextos históricos, identificando as suas principais características metodológicas e conceptuais;
3) Compreender a dinâmica histórica da Geografia como um processo de continuidades, permanências e mudanças, relacionando a História da Geografia com a evolução das outras ciências.
4) Desenvolver um raciocínio crítico sobre a evolução do pensamento em Geografia.
5) Seleccionar fontes adequadas e recolher informação pertinente sobre a História da Geografia.
6) Desenvolver uma atitude crítica sobre as fontes de informação disponíveis.
7) Conhecer os principais instrumentos que estão na base dos trabalhos académicos em Geografia;
8) Avaliar a importância relativa das diferentes saídas profissionais em Geografia.
9) Aplicar conhecimentos metodológicos em pequenos trabalhos realizados em contexto de aula.
Pré-requisitos
Não aplicável.
Conteúdo
1. O pensamento geográfico pré-científico: Antiguidade Clássica, Idade Média, Renascimento e Iluminismo. 2. Institucionalização da Geografia como Ciência Moderna e Disciplina Universitária. 3. A Geografia Clássica nas diferentes escolas nacionais: teoria e métodos. 4. Nova Geografia: teoria e métodos. 5. Geografias Alternativas: humanistas, radicais, behavioristas e culturais. 6. Geografias pós-modernas e actuais.
[Em cada ponto são apresentados aspectos teóricos e metodológicos da Geografia na fase a que respeitam. Faz-se também referência à Geografia portuguesa, bem como aos geógrafos que se destacaram em cada período.]
Bibliografia
Leitura fundamental:
CLAVAL, Paul, História da Geografia, Lisboa, Edições 70, 2006.
RIBEIRO, Orlando, O Ensino da Geografia, Porto, Porto Editora, 2012.
HOLT-JENSEN, Arildt, Geography. History and concepts. A students Guide, London, Sage, 2009. 264p.
Leitura complementar:
CAPEL, H., Filosofía Y Ciencia en la Geografía Contemporánea. Una introducción a la Geografía, Barcelona, Barcanova, 1981. (excertos)
CLAVAL, Paul, A Nova Geografia, Coimbra, Livraria Almedina, 1982.
RIBEIRO, Orlando, 1989, Opúsculos Geográficos, Vol. II Pensamento Geográfico, Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian, 1989.
MERÉNNE-SCHOUMAKER, Bernadette, Analyser les territoires. Savoirs et outils, 2ª ed., Rennes, Presses universitaires de Rennes, 2002.
Clifford, N.; Holloway, S.; Rice, S.; Valentine, G., Key Concepts in Geography, London, Sage, 2009. Cap. 1, pp.1-82.
Método de ensino
Aulas teóricas/ expositivas e práticas/ participativas (aplicação de metodologias e técnicas desenvolvidas, através de pequenos exercícios, testes e orientação de trabalhos).
Método de avaliação
- Testes escritos, presenciais, 50%
- Exercícios de aplicação de conhecimentos :20%
- Pequeno trabalho sobre um géografo português: 25%
- Assiduidade - 5%