
Planeamento Regional e Urbano
Código
711041042
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Geografia e Planeamento Regional
Créditos
6
Professor responsável
Margarida Pereira, Maria do Rosário Gaspar Oliveira
Horas semanais
4
Língua de ensino
Português
Objectivos
a) Conhecer a base conceptual do planeamento territorial;
b) Identificar os principais marcos históricos da evolução do planeamento urbano e regional;
c) Compreender a evolução do quadro legal do planeamento territorial em Portugal;
d) Aplicar os conceitos a estudos de caso às escalas urbana e regional.
Pré-requisitos
Não aplicável.
Conteúdo
QUADRO CONCEPTUAL. Território e dinâmicas territoriais. Planeamento como processo de organização do território: conceito, objetivos, escalas, fases, carácter cíclico, participação pública. Tipos de planeamento. Articulação. Limitações da visão racionalista em contextos instáveis. Conceitos de resiliência e flexibilidade. Do Governo à Governança territorial.
EVOLUÇÃO DAS IDEIAS EM PLANEAMENTO URBANO E REGIONAL. Condições de emergência do planeamento urbano. Dos Engenheiros Sanitaristas à Cidade Sustentável. Principais paradigmas do planeamento regional: dos pólos de crescimento à competitividade e à coesão territorial.
PLANEAMENTO TERRITORIAL EM PORTUGAL. Competências do Estado aos níveis central, regional e local. Evolução do sistema de gestão territorial em Portugal: princípios, instrumentos, organização e coerência do sistema. Articulação e coordenação dos instrumentos de gestão territorial. Escalas de planeamento territorial: problemas, objectivos e soluções.
Bibliografia
ASCHER, François (2010) Novos princípios do Urbanismo seguido de Novos compromissos Urbanos, Lisboa, Livros Horizonte
BEAUCHARD, Jacques (1999) La Bataille du Territoire - mutation spatiale et aménagement du territoire, Paris, Ed. L´Harmattan
HALL, Peter (2002) Urban and Regional Planning, Londres, 4ª ed, Routledge
FERRÃO, João (2011) O Ordenamento do Território como Política Pública, Lisboa, FCG.
PUJADAS, Romà; FONT, Jaume (1998) Ordenación y Planificación Territorial, Madrid, Ed. Síntesis.
Método de ensino
Aulas expositivas e participativas (debate com base em textos); trabalho de grupo.
Método de avaliação
A cada aluno é exigida:
- a leitura de bibliografia selecionada, cujos conteúdos serão objeto de avaliação através de dois testes escritos;
- elaboração e apresentação de um trabalho prático (em grupo), com entrega de relatório escrito .