
Seminário em Planeamento e Gestão do Território
Código
711041062
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Geografia e Planeamento Regional
Créditos
12
Professor responsável
Maria do Rosário Gaspar Oliveira
Horas semanais
4
Língua de ensino
Português
Objectivos
Constitui objectivo do Seminário em Planeamento e Gestão do Território a consciencialização do aluno para a problemática do Ordenamento do Território em Portugal, tanto no que se refere aos aspectos de planeamento como de gestão territorial.
Pretende-se que o aluno aumente a sua capacidade crítica relativamente à reflexão sobre as principais problemáticas territoriais nacionais na actualidade e desenvolva competências para a análise e elaboração de planos de ordenamento do território, especialmente ao nível local.
Pretende-se que o aluno desenvolva as seguintes competências:
- Capacidade de reflexão e comunicação acerca dos paradigmas relativos ao planeamento e gestão do território na actualidade.
- Conhecimentos adequados em matéria de conceitos e modelos de planeamento e gestão do território, bem como de metodologias de ordenamento territorial;
- Conhecimento adequado das instituições, regulamentações e procedimentos implicados na concretização do processo de ordenamento do território;
- Capacidade de apresentar e debater propostas de planeamento e gestão territorial com diferentes públicos alvo.
Pré-requisitos
Não tem
Conteúdo
1. Problemática do Ordenamento do Território em Portugal na actualidade.
2 .Introdução ao planeamento estratégico, relacional e colaborativo.
3. Análise de instrumentos de planeamento a diferentes escalas.
4. Aspectos legais e institucionais.
5. A gestão territorial num contexto de governância.
Bibliografia
AMADO, M.P., 2005. Planeamento Urbano Sustentável. Colecção Pensar Arquitectura, Caleidoscópio.
CARVALHO, J., 2003 Ordenar a Cidade. Coimbra, Quarteto.
DOMINGUES, Álvaro, 2006. Cidade e Democracia. 30 anos de transformação Urbana em Portugal. Argumentum.
HEALEY, P., 2007. Urban complexity and Spatial Strategies. Towards a relational planning for our time. The RTPI Library Series.
KELLY, E. D. AND BECKER, B., 2000. Community Planning. An Introduction to the Comprehensive Plan, Island Press.
LOURENÇO, J.,2003. Expansão Urbana - Gestão de Planos-Processo, Lisboa FCG.
PORTAS, N.; DOMINGUES, Á.; CABRAL, J., Políticas Urbanas-Tendências, Estratégias e Oportunidades, Lisboa, FCG, 2003, pp 28-40.
VASCONCELOS, L, OLIVEIRA, R., CRASER, U., 2009. Governância e participação na gestão territorial. Direcção Geral de Ordenamento do Território.
Método de ensino
A metodologia de ensino adoptada baseia-se numa componente teórica (sob a forma de seminário) e prática e terá em conta a selecção de um estudo de caso sobre o qual será efectuada uma análise e uma proposta de acordo com os objectivos da disciplina.
Método de avaliação
Avaliação é contínua e culminará na apresentação e discussão de uma proposta final. O trabalho será apresentado numa fase preliminar do seu desenvolvimento para aprovação da estrutura e metodologia. A versão final é apresentada e discutida em 20 minutos com participação de todos os elementos do grupo. O trabalho não deverá exceder 25 pág. (1 exemplar impresso e outro em PDF).