
Análise Inferencial e Prospectiva
Código
711041068
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Geografia e Planeamento Regional
Créditos
6
Professor responsável
Jorge Ricardo Ferreira
Horas semanais
4
Língua de ensino
Português
Objectivos
a)Analisar os fundamentos teóricos da inferência estatística e da análise prospectiva;
b)Conhecer métodos e técnicas de inferência estatística e de análise prospectiva em Geografia, seleccionando os adequados aos problemas a resolver;
c)Planear a elaboração e aplicação de inquéritos;
d)Aplicar software de análise estatística a dados geográficos resultantes de trabalho de campo (de proprietário e em software livre);
e)Revelar uma atitude de rigor e precisão na aplicação dos métodos e das técnicas;
f)Aplicar, com raciocínio crítico, os conhecimentos a cenários reais, adaptando o saber a novas situações;
g)Interpretar os testes paramétricos e não paramétricos para tratamento de dados geográficos;
h)Reconhecer limitações da análise inferencial e prospectiva face às dinâmicas da sociedade e do território.
Pré-requisitos
Não tem
Conteúdo
(1) Introdução à análise inferencial e prospectiva objectivos e conceitos gerais para a análise de fenómenos geográficos. (2) Amostras e populações a teoria da amostragem e os seus erros na avaliação de dinâmicas demográficas. (3) Estimação de um parâmetro testes de hipóteses, erro padrão, intervalos de confiança e tipos de erros associados. (4) Inquéritos diferenciação de conceitos e metodologias quando aplicados a diferentes escalas territoriais; tipos de inquérito; referenciação espacial do inquérito; lançamento do inquérito; controle e validação do inquérito. (5) Planeamento de um inquérito para análise territorial e para prospectiva em planeamento e ordenamento do território. (6) Introdução a um software de análise estatística para tratamento e edição de dados geográficos (físicos e humanos). (7) Testes paramétricos e não paramétricos. (8) Modelos de previsão geográfica.
Bibliografia
PESTANA, Maria, Gageiro, João, Análise de dados para Ciências Sociais, A complementaridade do SPSS, Lisboa, 5ª edição, Edições Silabo, 2008, pp. 99-210, 311-336.
REIS, Elizabeth, Estatística Aplicada, Vol. 1, Lisboa, Edições Sílabo, 2007, pp. 159-355.
D´HAINAUT, Louis, Conceitos e Métodos da Estatística, Uma Variável a uma Dimensão, Vol. 1, Tradução António Rodrigues Lopes, Serviço de Educação, Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian, 1997, pp.17-26.
WALFORD, Nigel, Geographical Data Analysis, Chichester, Wiley, 1995.
WALFORD, Nigel, Geographical Data: Characteristics and Sources, Chichester, Wiley, 2002, pp. 290.
Método de ensino
Aulas expositivas e participativas (aulas teóricas e práticas na mesma proporção 50%).
Método de avaliação
Leitura de bibliografia seleccionada e o domínio de um software de análise estatística para variáveis geográficas, cujos conteúdos serão objecto de avaliação.
Como elementos de avaliação serão considerados: (i) uma frequência (ponderação de 70% na nota final) e (ii) uma avaliação intercalar na forma de avaliação escrita ou trabalho prático (ponderação de 30% na nota final). Estes elementos poderão sofrer ligeiras alterações percentuais, a definir entre docente e estudantes e constarão obrigatoriamente no Moodle da disciplina.