
História Medieval (Séculos XII-XV)
Código
711051059
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
História
Créditos
6
Professor responsável
Maria João Violante Branco
Horas semanais
4
Língua de ensino
Português
Objectivos
a) Adquirir conhecimento sobre a historiografia do período e as principais tendências da investigação actual.
b) Desenvolver capacidade de compreensão dos principais acontecimentos e processos do período e espaços históricos estudados.
c) Desenvolver as metodologias de análise de fontes históricas.
d) Desenvolver capacidades de exposição oral e escrita, integrando o vocabulário e as categorias específicas da Época medieval.
e) Desenvolver uma atitude reflexiva e crítica.
Pré-requisitos
n.a.
Conteúdo
Módulo 1. Fontes e Problemas sobre o período
Módulo 2. A vitalidade de uma área civilizacional (séculos XII-XIV)
1. A consolidação do desenvolvimento económico
a) O mundo rural
b) As cidades e o comércio
2. O sistema político
a) A relação entre as monarquias e o Papado
b) História política
3. Elementos de história religiosa
a) Cister
b) Os mendicantes
c) As «heresias»
4.Vida cultural, intelectual e artística
a) O renascimento do século XII
b) A vida cultural; o ensino e as universidades
c) A arte
Módulo 3. Tempos de crise e de reconstrução (séculos XIV-XV)
1. A «crise» ou as «crises»?
2. Elementos de História política e institucional
a) A guerra, a aristocracia e o «Estado»
b) História política dos reinos ocidentais
c) O «Estado moderno»
3. Economia e sociedade
a) O campo
b) A cidade e o comércio
4. Elementos de História religiosa
a) A evolução da Igreja
b) As vivências religiosas
5. Vida cultural, intelectual e artística
Bibliografia
- BALARD, Michel, GENET, Jean-Philippe e ROUCHE Michel, A Idade Média no Ocidente. Dos Bárbaros ao Renascimento, Lisboa, Publ. D. Quixote, 1994.
- -CLARAMUNT, S., PORTELA, E., GONZÁLEZ, M & MITRE, E, Historia de la Edad Media, 2ª ed, 5ª reimpr., Barcelona, Ariel Historia, 2003
- LE GOFF, Jacques, As raízes medievais da Europa, Petrópolis, Vozes, 2007.
- LE GOFF, Jacques, SCHMITT, Jean-Claude (dir.), Dictionnaire raisonné de lOccident médiéval, Paris, Fayard, 1999. (ed. brasileira Dicionário temático do Ocidente medieval, Bauru, Edusc, 2002)
- LINEHAN, Peter (ed.), The medieval world, Londres, Routledge, 2001
Método de ensino
- 60% de aulas teóricas
- 40% de aulas práticas
Método de avaliação
Realização de 2 trabalhos práticos em aula: uma componente com apreciação das capacidades de exposição oral e outra de exposição por escrito, respectivamente em grupo e individual, em torno de ensaios sobre um tema, comentário de texto historiográfico ou de documento histórico , elaboração de um questionário de investigação sobre um tema, comentário crítico de um filme ou preparação de um artigo para exposição oral na aula ( 25% para cada um destes elementos de avaliação) . Teste escrito com consulta (50%).
A assistência às aulas práticas é obrigatória. A não comparência implica uma penalização na nota individual de cada elemento de avaliação, entre 5% e 10%, dependendo no total das faltas.