
História Moderna (Séculos XV-XVI)
Código
711051062
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
História
Créditos
6
Professor responsável
Ana Isabel Buescu
Horas semanais
4
Língua de ensino
Português
Objectivos
a) Relacionar as diferentes dimensões espácio-temporais da História da Europa Moderna.
b) Identificar os principais processos políticos, económicos, sociais e culturais que se desenvolveram na Europa dos
séculos XV e XVI.
c) Conhecer as principais interpretações historiográficas dos temas estudados.
d) Conhecer a bibliografia fundamental do tema e ser capaz de trabalhar com documentos históricos da época.
e) Desenvolver capacidade de comunicação oral e escrita, integrando um vocabulário e as categorias específicas da Época
Moderna.
f) Adquirir conhecimentos que habilitem o aluno a um prosseguimento aprofundado de estudos da Época Moderna.
Pré-requisitos
Não se aplica
Conteúdo
1. A Europa nos séculos XV e XVI: demografia, economia e sociedade
2. Génese e afirmação dos Estados Modernos.
3. As grandes monarquias no século XVI: França, Espanha, Inglaterra
4. Os países divididos: Alemanha e Itália
5. Em busca da supremacia europeia: o confronto entre Habsburgo e Valois. As Guerras de Itália (1494-1559)
6. A ascensão dos Impérios: o império de Carlos V (1519-1558) e o império dos Turcos Otomanos
7. A Europa das margens: Polónia, Escandinávia e Rússia
8. Protagonismos: Carlos V e a ideia de um império universal. A monarquia católica de Filipe II (1556-1598): sucessos e fracassos
9. A revolta dos Países-Baixos (1566-1609)
10. As guerras de religião em França (1562-1598)
11. Balanços: 1598 fim de um século, fim de uma era.
Bibliografia
CAMERON, Euan (coord.) O século XVI (História da Europa Oxford), Porto, Fio da Palavra Editores, 2009
QUATAERT, Donald O Império otomano. Das origens ao século XX, Lisboa, Edições 70, 2008, pp. 13-58
SALMANN, Jean-Michel Géopolitique du XVIe siècle. 1498-1618, Paris, Seuil, 2003, pp. 211-285
CARPENTIER, Jean e LEBRUN, François História da Europa, 3ª edição, Lisboa, Editorial Estampa, 2002
HALE, John A Civilização Europeia no Renascimento, Lisboa, Presença, 2000, pp. 21-178
TENENTI, Alberto La formación del mundo moderno. Siglos XIV-XVII, Barcelona, Ed. Crítica, 1985
MORINEAU, Michel O Século XVI. 1492-1610, Lisboa, D. Quixote, 1980
CORVISIER, André O Mundo Moderno, Lisboa, Edições Ática, 1976, pp. 5-167
LAPEYRE, Henri Les monarchies européennes du XVIe siècle. Les relations internationales, Paris, PUF, 1973 (cap. I-III)
Método de ensino
Aulas de carácter teórico (70%) e prático (30%. As aulas teóricas constam de exposição de matérias pelo docente.As aulas práticas contemplam a análise e o comentário de documentos escritos, iconografia e textos historiográficos relativos à época, com participação dos alunos, bem como uma apresentação oral final, individual, de um tema previamente estabelecido.
Método de avaliação
Duas provas escritas; avaliação do desempenho oral nas aulas e na apresentação individual