
História da Arqueologia
Código
711051093
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
História
Créditos
6
Professor responsável
André Pinto Dias Teixeira
Horas semanais
4
Língua de ensino
Português
Objectivos
a) Compreender a Arqueologia como Ciência Histórica.
b) Ter conhecimento sobre as principais problemáticas relacionadas com a formação da Arqueologia em Portugal e quais os principais pioneiros.
c) Adquirir conhecimentos sobre a Arqueologia do Estado Novo e a Arqueologia na contemporaneidade.
d) Ter conhecimentos sobre as principais correntes da Arqueologia Moderna.
Pré-requisitos
Não se aplica
Conteúdo
1. A Arqueologia como disciplina científica.
2. A Arqueologia em Portugal principais problemáticas.
3. Os pioneiros da Arqueologia em Portugal.
4. A Arqueologia do Estado Novo.
5. A Arqueologia na contemporaneidade.
6. As principais correntes da Arqueologia Moderna.
Bibliografia
Arqueologia e História. Revista da Associação dos Arqueólogos Portugueses, vol. 54: Arqueologia 2000. Balanço de um século de investigação arqueológica em Portugal, 2002.
Fabião, C., «Um século de Arqueologia em Portugal», Al-Madan. Arqueologia. Património. História local, IIª série, n.º 8, Outubro de 1999, pp. 104-126;
Alarcão, J. de, Para uma conciliação das Arqueologias, Porto, Edições Afrontamento, 1996;
Hodder, I., Reading the past. Current approaches to interpretation in Archaeology, Cambridge, Cambridge University Press, 1991;
Trigger, B. G., A history of archaeological thought, Cambridge, Cambridge University Press, 1989.
Método de ensino
Aulas teóricas acompanhadas por informação audiovisual, bibliografia temática e documentos. Aulas práticas com elaboração de sínteses biográficas de arqueólogos de reconhecido mérito, nacionais e estrangeiros. Visitas de estudo a museus e a escavações arqueológicas.
Método de avaliação
Constituem elementos de avaliação, nesta disciplina, a realização de dois trabalhos escritos com a temática Biografia de Arqueólogos que entra em média com os relatórios individuais, por escrito, das visitas de estudo efectuadas.