Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

História do Egipto Antigo

Código

711051102

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Departamento

História

Créditos

6

Professor responsável

Maria Helena Trindade Lopes

Horas semanais

4

Língua de ensino

Português

Objectivos

a) Conhecer as principais e mais recentes interpretações historiográficas relativas às temáticas estudadas
b) Conhecer os principais documentos históricos, demonstrando capacidade de os analisar e interpretar, integrando-os no
seu contexto histórico.
c) Conhecer o contexto político, social, económico, religioso e cultural do Egipto Antigo.
d) Desenvolver capacidades de exposição oral e escrita, demonstrando reconhecer os principais conceitos e a terminoloia
adequada.
e) Aquirir conhecimentos e competências que possibilitem o aprofundamento do estudo da Antiguidade Oriental.

Pré-requisitos

Não se aplica

Conteúdo

1. O espaço e os homens
2. Os ritmos da História
Conceito de História. A Periodização.
3. O Estado Faraónico
O Faraó: origem divina da realeza. Transmissão da realeza e jubileu real; O exercício do poder: a administração central e
provincial. A função legislativa; A estrutura social e as modalidades do quotidiano. A família.
4. O Universo Religioso
As cosmogonias; O divino: do Demiurgo à pluralidade; O regresso à unidade: a proposta de Akhenaton; O culto: culto
quotidiano e liturgias solenes; O homem e o divino: conceito de homem e conduta de vida – a “ordem de Maat”. A
“piedade” ou “religião pessoal”. A magia; “Vencer a morte”: crenças, rituais e textos funerários. As representações do
Além. O culto funerário.
5. Expressões da vida intelectual e artística
A língua e a escrita; A literatura; A música e a dança; As Artes Plásticas: A Arquitectura. A Escultura e os Relevos. A
Pintura. Artes Decorativas; As ciências – a medicina, a matemática e a astronomia.

Bibliografia

ASSMANN, J., Maât, L’Egypte Pharaonique et l’idée de justice sociale, Paris, Ed. Julliard, 1989
IDEM, The Search for God in Ancient Egypt, Ithaca & London, Cornell University Press, 2001
IDEM, The Mind of Egypt. History and Meaning of the Pharaohs, Cambridge, Cambridge University Press, 2003
BONHÊME, M. – A.; FORGEAU, A., Pharaon. Les secrets du pouvoir, Paris, Armand Colin, 1988
LOPES, M. H. T., O Egipto Faraónico – guia de estudo, Lisboa, Ed. Associação Portuguesa de Egiptologia, 2003
LOPES, M. H. T., Estudos de Egiptologia, Lisboa, Ed. Associação Portuguesa de Egiptologia, 2003
O’CONNOR, D.; SILVERMAN, D. P. (ed.), Ancient Egyptian Kingship, Leiden – New York – Köln, E. J. Brill, 1995
SHAW, I.; NICHOLSON, P., The Princeton Dictionary of Ancient Egypt, London, Princeton University Press, 2012
TEETER, E., Religion and Ritual in Ancient Egypt, Cambridge, Cambridge University Press, 2011
VERNUS, P.; LESSING, E., Dieux de l’Égypte, Paris, Imprimerie Nationale Éditions, 1998

Método de ensino

-Exposição dos conteúdos programáticos em aulas teóricas
-Apoio didáctico em sumários (Sínteses) e projecção de filmes e slides
-Comentário de fontes iconográficas e textuais em aulas práticas

Método de avaliação

-Dois elementos de avaliação escritos: um teste e um trabalho.
-Avaliação do desempenho individual nas aulas práticas

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