Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

História da Construção do Brasil

Código

711051109

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Departamento

História

Créditos

6

Professor responsável

Pedro Almeida Cardim

Horas semanais

4

Língua de ensino

Português

Objectivos

1. Conhecer as principais etapas da colonização portuguesa do Brasil, desde o início do século XVI até à independência (1822).
2. Compreender a história da construção da América Portuguesa como o resultado da interacção de dinâmicas políticas, económicas e sociais, no quadro do espaço político português.
3. Conhecer as principais e mais recentes interpretações historiográficas dos temas estudados.
4. Ser capaz de analisar e interpretar documentos históricos, compreendendo-os no seu contexto histórico.
5. Desenvolver capacidades de exposição oral e escrita, integrando vocabulário e um discurso conceptual adequado à disciplina.

Pré-requisitos

Não se aplica

Conteúdo

1. Povos e culturas ameríndias aquando da chegada dos europeus.
2. As primeiras estruturas de colonização (1500-1548).
3. O Brasil no quadro da união entre Portugal e a Monarquia Hispânica.
4. O recurso a escravos africanos e a criação de um sistema atlântico.
5. O Brasil neerlandês (1630-1654).
6. A América portuguesa entre 1654 e 1700.
7. Reformas político-administrativas sob o signo do ouro e dos diamantes.
8. O Brasil sob o marquês de Pombal. As companhias monopolísticas.
9. Conspirações, inconfidências e revoltas na viragem do século.
10. O caminho para a independência.

Bibliografia

Alencastro, Luís Filipe, O Trato dos Viventes. Formação do Brasil no Atlântico Sul, São Paulo, Companhia das Letras, 2000.
Almeida, Regina Celestino de, Os índios na história do Brasil, Rio de Janeiro, Fundação Getulio Vargas, 2010.
Bethencourt, Francisco e Chaudhuri, Kirti (orgs.), História da expansão portuguesa, vols. 1-3, Lisboa, Círculo de Leitores, 1998.
Bicalho, M. F. B., A Cidade e o Império. Rio de Janeiro no século XVIII, Rio de Janeiro, Civilização Brasileira, 2003.
Ferreira, Roquinaldo, Cross-Cultural Exchange in the Atlantic World. Angola and Brazil during the Era of the Slave Trade, New York, Cambridge University Press, 2012.

Método de ensino

As aulas terão um carácter teórico-prático. Para além de exposições teóricas, a participação oral dos alunos será promovida no contexto da exploração e comentário de fontes iconográficas e textuais em aulas práticas. Desta forma, pretende-se concorrer para que os alunos consolidem a aprendizagem dos conteúdos programáticos e para que desenvolvam capacidades de interpretação de fontes históricas.

Método de avaliação

A avaliação contempla duas provas escritas, realizadas na aula, com a ponderação de 50% na nota final. O desempenho oral nas aulas práticas será também avaliado e contará para a nota final.

Cursos