Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

História Cultural e das Mentalidades da Antiguidade

Código

711051116

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Departamento

História

Créditos

6

Professor responsável

Maria Helena Trindade Lopes

Horas semanais

4

Língua de ensino

Português

Objectivos

a) Saber relacionar as diferentes dimensões espácio-temporais inerentes à Antiguidade e compreendê-las numa perspectiva simultaneamente sincrónica e diacrónica;
b) Conhecer as principais e mais actuais interpretações historiográficas relativas às temáticas estudadas;
c) Conhecer os principais documentos históricos e ser capaz de os analisar e interpretar, compreendendo-os no seu contexto histórico;
d) Conhecer o contexto político, social, económico, cultural e religioso relativo à Antiguidade;
e) Desenvolver capacidades de exposição oral e escrita, integrando vocabulário e um discurso conceptual adequados à disciplina;
f) Conhecer as problemáticas e as expressões culturais mais relevantes que caracterizam o homem na Antiguidade;
g) Adquirir conhecimentos e competências que possibilitem o aprofundamento do estudo das problemáticas culturais relativas à Antiguidade.

Pré-requisitos

Não se aplica

Conteúdo

O Egipto Faraónico
1-A estruturação do pensamento
1.1.Observar, reflectir e criar
1.2.A repetição: a ritualização

2-As modalidades do quotidiano
2.1. A cidade e a casa
2.2. A higiene e a moda
2.3. A alimentação
2.4. Os divertimentos: jogos e desportos
2.4. A sexualidade
2.5. O trabalho

3-A Educação
3.1. Os tipos de escolas
3.2. Os “professores”
3.3. A formação

4-As Artes
4.1. As artes visuais
4.2. A literatura
4.3. A música
4.4. A dança

5–As Ciências
5.1.Os fundamentos
5.2.A Medicina
5.3.A Matemática
5.4.A Astronomia

Bibliografia

CLAGETT, M., Ancient Egyptian Science, vols. II – III, Philadelphia, The American Philosophical Society, 1999.
DECKER, W., Sports and Games of Ancient Egypt, Cairo, The American University in Cairo Press, 1993.
DELWEN, S., “Cereal Foods and Nutrition in Ancient Egypt” in Nutrition Vol. 13. No. 6, 1997.
HICKMANN, H., Musicologie Pharaonique – Études sur l’évolution de l’art musical dans l’Egypte ancienne, Baden – Baden &
Bouxwiller, Éditions Valentin Koerner, 1987.
JANSSEN, J. J., Growing up in Ancient Egypt, London, The Rubicon Press, 1990.
LAZARIDIS, N., “Education and Apprenticeship” in UCLA Encyclopedia of Egyptology, California, 2010
(http://escholarship.org/uc/item/1026h44g).
LOPRIENO, A. (ed.), Ancient Egyptian Literature. History and Form, Leiden, E. J. Brill, 1996.
MANNICHE, L., Music and Musicians in Ancient Egypt, London, 1991.
IDEM, Egyptian Luxuries. Fragrance, Aromatherapy and Cosmetic in Pharaonic Times, Cairo, The American University in
Cairo Press, 1999.

Método de ensino

-Exposição dos conteúdos programáticos em aulas teórico-práticas com recurso a power point.
-Apoio didáctico em sumários (Sínteses), power points, documentos, etc.
-Comentário de fontes iconográficas e textuais em aulas práticas. Debates na sequência de filmes ou workshops

Método de avaliação

Dois elementos de avaliação escritos:
um teste e um trabalho em grupo;
apresentação oral dos trabalhos com avaliação do desempenho individual

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