
História Cultural e das Mentalidades Moderna
Código
711051118
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
História
Créditos
6
Professor responsável
Ana Isabel Buescu
Horas semanais
4
Língua de ensino
Português
Objectivos
a) Identificar os principais processos culturais e de mentalidades que se desenvolveram na Europa nos séculos XV a XVIII
b) Conhecer as principais interpretações historiográficas dos temas estudadosc) Conhecer a bibliografia fundamental do tema e ser capaz de trabalhar com documentos históricos da época
d) Desenvolver capacidade de comunicação oral e escrita, integrando um vocabulário e as categorias específicas relativas à época moderna
e) Adquirir conhecimentos que habilitem o aluno a um prosseguimento aprofundado de estudos da Época Moderna
Pré-requisitos
Não se aplica
Conteúdo
I Humanismo e Renascimento
1.O mito do Renascimento
2.Redes e lugares: as cidades italianas e a eclosão de uma cultura nova
3.Humanismo e tradição clássica: o paradigma Antigo
4.Do centro à periferia: humanismo e Renascimento em Portugal
II A galáxia Gutenberg
1.A imprensa e a multiplicação do livro
2.Itinerários da expansão europeia da arte tipográfica
3.A imprensa em Portugal no século XVI
III Reforma e Reformas
1.A Cristandade nos alvores do século XV
2.Erasmo de Roterdão (c. 1467-1536) e o humanismo cristão
3.Da Igreja às Igrejas. A Reforma luterana e o fim da Cristandade
4.A Igreja de Roma: o Concílio de Trento (1545-1563) e o traçar dos novos caminhos da catolicidade
Bibliografia
La Renaissance, Un big bang culturel, Les Collections de lHistoire, nº 43, 2009BURKE, Peter - O Renascimento, Lisboa, Edições Texto & Grafia, 2008
DELUMEAU, Jean A Civilização do Renascimento, Lisboa, Estampa, 2007
COLLINSON, Patrick, A Reforma. História Breve, Lisboa, Círculo de Leitores, 2003
CHAUNU, Pierre Tempo das Reformas, I A Crise da Cristandade, II A Reforma Protestante, Lisboa, Edições 70, 1993
MARTIN, Henri-Jean e Lucien FEBVRE O Aparecimento do Livro, Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian, 2000
MONTEIRO, João Gouveia Orientações da cultura da corte na primeira metade do século XV (a literatura dos Príncipes de Avis), Vértice, 2ª s., nº 5, Ag. 1988, pp. 89-103
MULLET, Michael A Contra-Reforma e a Reforma Católica nos princípios da Idade Moderna Europeia, Lisboa, Gradiva, 1985
SARAIVA, António José História da Cultura em Portugal, II, Lisboa, Jornal do Foro, 1955
Método de ensino
Aulas de carácter teórico e prático, na proporção de 70% e 30%. As aulas teóricas constam de exposição de matérias pelo
docente.
As aulas práticas contemplam a análise e o comentário de documentos escritos, iconografia e textos historiográficos
relativos à época, com participação dos alunos
Método de avaliação
Duas provas escritas; avaliação do desempenho oral nas aulas práticas