
História dos Portugueses em África
Código
711051120
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
História
Créditos
6
Horas semanais
4
Língua de ensino
Português
Objectivos
a) Identificar os principais processos políticos, económicos, sociais e culturais que caracterizaram a acção dos Portugueses em África nos séculos XV a XX.
b) Compreender as dinâmicas internas e externas que marcaram a evolução conjuntural da presença portuguesa em África nos séculos XV a XX.
c) Analisar as características da presença portuguesa em África, percebendo as continuidades e inovações representadas pelas mesmas em relação aos contextos locais.
d) Conhecer as principais interpretações historiográficas dos temas estudados.
e) Conhecer a bibliografia fundamental do tema e ser capaz de trabalhar com documentos históricos do mesmo.
f) Desenvolver a capacidade de comunicação oral e escrita, integrando um vocabulário e as categorias específicas da temática.
g) Adquirir conhecimentos que habilitem o aluno a um prosseguimento aprofundado de estudos nas épocas moderna e contemporânea .
Pré-requisitos
Não se aplica
Conteúdo
1.A África no contexto da expansão ultramarina portuguesa (séculos XV a XVIII): uma visão geral.
2.O fim do império brasileiro e as origens do ciclo africano do império (1822-1850).
3.As campanhas abolicionistas e o comércio esclavagista: pressão externa e resistências domésticas
4.Os modernizadores: os projectos de Sá da Bandeira e Andrade Corvo para o império e os seus críticos.
5.Portugal e o scramble: expectativas, oportunidades e frustrações.
6.A crise do Ultimatum e o Tratado Anglo-Português de 1891.
7.A era das companhias majestáticas e as campanhas de pacificação. Mouzinho de Albuquerque e a Geração de 1895.
8.O neo-mercantilismo e a questão do trabalho forçado africano. As sociedades coloniais na viragem do século.
9.O advento da República e o seu impacto nas colónias. O povoamento branco: projectos e realidades. A Grande Guerra na África portuguesa.
10.A África portuguesa no pós-guerra: o regime dos altos-comissariados em Angola e Moçambique. A crise da República e a questão colonial.
11.A Ditadura e o Acto Colonial (1930). Salazar, o Estado Novo e a construção de um novo consenso colonial.
12.A África portuguesa no período de entre-guerras: economia e sociedade. A mística imperial. A política indígena e missionária.
13.O impacto da II Guerra Mundial: o boom da economia colonial. O contexto internacional do pós-guerra e a crise moral do colonialismo.
14.A África portuguesa e os Ventos de Mudança. Os movimentos independentistas e a população europeia. As primeiras emergências.
15.A guerra colonial: o esforço militar português, o contexto internacional e a guerrilha africana.
16.O marcelismo e o milagre económico angolano. Os militares e o impasse ultramarino.
17. O 25 de Abril nas colónias: dinâmica política e respostas sociais. Os processos de transferência de poderes. O êxodo das populações brancas.
18.A ressaca imperial: a sociedade portuguesa e os retornados de África. A evolução das relações pós-coloniais: dos acordos de cooperação à criação da CPLP.
Bibliografia
ALEXANDRE, Valentim e DIAS, Jill (coord.) O Império Africano. 1825-1890. Vol. X da Nova História da Expansão Portuguesa (dir. A. H. de Oliveira Marques e Joel Serrão). Lisboa: Estampa, 1998
BETHENCOURT, Francisco e CHAUDHURI, Kirti (coord.) História da Expansão Portuguesa. Lisboa, Círculo de Leitores, 1998, 5 volumes
MARQUES, A. H. de Oliveira (coord.) - O Império Africano. 1890-1930. Vol. XI da Nova História da Expansão Portuguesa (dir. A. H. de Oliveira Marques e Joel Serrão). Lisboa: Estampa, 2001
PÉLISSIER, René As Campanhas Coloniais de Portugal, 1844-1941. Lisboa: Estampa, 2006
SMITH Gervase Clarence The Third Portuguese Empire (1825-1975). Manchester: Manchester University Press, 1985
Método de ensino
Tendo uma proporção de 60%, as aulas teóricas baseiam-se em exposições magistrais por parte do docente. Tendo uma proporção de 40%, as aulas práticas baseiam-se na análise e na discussão de temas por parte dos alunos, sob orientação do docente, com recurso a fontes, bibliografia crítica, mapas, meios audiovisuais e visitas de estudo.
Método de avaliação
Realização de um teste escrito (50%). Realização de um trabalho escrito individual (50%). Prestações orais durante as aulas práticas são elemento de valorização.