Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

História de Portugal Moderno

Código

711051126

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Departamento

História

Créditos

6

Professor responsável

António Camões Gouveia

Horas semanais

4

Língua de ensino

Português

Objectivos

a) Relacionar as diferentes dimensões espacio-temporais da História de Portugal Moderno.
b) Conhecer as principais interpretações historiográficas dos temas estudados
Conhecer a bibliografia fundamental do tema e ser capaz de trabalhar com documentos históricos do mesmo.
c) Desenvolver capacidade de comunicação oral e escrita, integrando um vocabulário e as categorais específicas da época moderna
d) Adquirir conhecimentos que habilitem o aluno a um prosseguimento aprofundado de estudos da época moderna
e) Identificar os processos políticos, económicos, sociais e culturais mais influentes que se desenvolveram em Portugal nos séculos XVII e XVIII.

Pré-requisitos

Não se aplica

Conteúdo

A aproximação à História de Portugal Moderno far-se-á com base numa linha narrativa que vai do final do séc. XV ao final do séc. XVIII, de 1481 a 1790. Essa narrativa terá como temas:
1. Datas e espaços (caracterização da periodização adoptada e do espaço geográfico em presença — Introdução)
2. Acontecimentos, histórias de vida e conjunturas (leitura cronológica do tempo em estudo, multifacetado pela factologia e diferenciado conjuntural e biograficamente — História Política);
3. Descrever o Reino e as gentes (aproximação às construções historiográficas actuais da interacção entre as estruturas caracterizadoras do espaço em estudo e dos homens que nele vivem — História Social);
4. Poder, trabalho e riqueza (aproximação às construções historiográficas actuais da interacção entre as estruturas caracterizadoras da produção e distribuição com os homens — História Económica)
5. Os saberes (as aprendizagens de dia-a-dia e escolares e suas implicações nas diferentes conjunturas — História da Cultura)
Na resolução dos temas serão consideradas como orientações: as dimensões temporais e as factologias; a produção historiográfica; os debates, problemáticas e questões em aberto.

Bibliografia

História de Portugal. No alvorecer da modernidade (1480-1620). coord. Joaquim Romero Magalhães. Lisboa: Círculo de Leitores, 1993, vol.III.
Nova História de Portugal. Do Renascimento à Crise Dinástica. coord. João José Alves Dias. Lisboa: Presença, 1998, vol.V.
História de Portugal. O Antigo Regime (1620-1807). coord. António Hespanha. Lisboa: Círculo de Leitores, 1993, vol.IV.
Nova História de Portugal. Da paz da Restauração ao ouro do Brasil. coord. Avelino de Freitas de Menezes. Lisboa: Presença, 2001, vol.VII.

Método de ensino

Aulas teóricas de dimensão discursiva, com integração dos conteúdos historiográficos e sua base documental. Aulas práticas em dois tempos: trabalho dos alunos em pares sobre base historiográfica ou documental; comentário dialogado professor-alunos.

Método de avaliação

Trabalho escrito (40%)
Teste (40%)
Participação oral (20%)

Cursos