
Arqueologia Colonial
Código
711051137
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
História
Créditos
6
Professor responsável
André Pinto Dias Teixeira
Horas semanais
4
Língua de ensino
Português
Objectivos
a) Compreender as formas de implantação dos portugueses nos espaços além-mar entre os séculos XV e XVIII, numa perspectiva comparada com idênticos processos protagonizados por outros europeus e considerando as características dos povos contactados neste âmbito.
b) Conhecer os testemunhos materiais da expansão portuguesa nas diversas regiões do globo, tanto em contextos litorâneos marcadamente urbanos, como em regiões de ocupação territorial e rural.
c) Identificar as principais estruturas e materiais remanescentes da presença portuguesa no mundo, adquirindo um conhecimento mais amplo sobre a arqueologia portuguesa de finais da Idade Média e da Idade Moderna.
Pré-requisitos
Não tem
Conteúdo
1.Os aglomerados urbanos: articulação funcional
2.As povoações rurais
3.Os entrepostos mercantis
4.Portos, ribeiras e navios
5.Os sistemas defensivos
6.Edifícios e espaços religiosos
7.A arquitectura civil palatina e doméstica
8.As manufacturas urbanas e peri-urbanas
9.Engenhos e paisagens rurais
10.Os objectos do quotidiano doméstico: utensílios de cozinha, mesa e armazenagem; alfaias religiosas e devocionais; mobiliário; vestuário e acessórios ornamentais
11.Cargas marítimas e vida a bordo
12.A utensilagem agro-pastoril
13.Os equipamentos militares
Bibliografia
- AAVV, 1989, Escavações nas Casas de João Esmeraldo - Cristóvão Colombo. Funchal: Câmara Municipal do Funchal.
- DINTINO, Raffaella (coord.), 1998, Nossa Senhora dos Mártires. A última viagem. Lisboa: Pavilhão de Portugal - Expo 98 / Verbo.
- DEAGAN, Kathleen, 2002, Artifacts of the Spanish Colonies of Florida and the Caribbean 1500-1800. Washington / Londres: Smithsonian Institution Press, 2 vols..
- LOPES, Conceição, ETCHEVARNE, Carlos (ed.), 2009, Anais do 1° Forum Luso-Brasileiro de Arqueologia Urbana. Salvador, Fast Design.
- READMEN, Charles, 1986, Qsar es-Seghir: an Archaeological view of medieval life. Nova Iorque, Academic Press.
Método de ensino
Aulas teóricas acompanhadas por informação audiovisual.
Aulas práticas com auxílio de cartografia, iconografia e materiais arqueológicos da época em estudo, bem como textos, desenhos e imagens resultantes de investigação arqueológica. Visitas de estudo a museus.
Método de avaliação
Dois elementos de avaliação: um teste escrito (40% da nota final) e um trabalho prático individual ou de grupo, com um máximo de três elementos (60% da nota final).