Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Arqueologia Militar

Código

711051138

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Departamento

História

Créditos

6

Horas semanais

4

Língua de ensino

Português

Objectivos

a) Compreender a evolução das fortificações no espaço português da Pré-história à Época Contemporânea, articulando-a com a evolução da arte da guerra.
b) Conhecer aprofundadamente as diferentes tipologias de dispositivos militares e espaços de guerra na Idade Média e Idade Moderna, tanto no Reino como em territórios além-mar.
c) Identificar estruturas e espólios arqueológicos recuperados em contextos militares.

Pré-requisitos

Não tem

Conteúdo

- Os povoados muralhados do Calcolítico à Idade do Ferro
- Acampamentos militares, castella e muralhas urbanas, da conquista romana ao Baixo-império
- Fortificações urbanas, husun, ribats e atalaias na época islâmica
- Do castelo da Reconquista ao castelo românico; a influência das ordens militares religiosas
- O armamento medieval e os campos de batalha
- Os castelos e cercas góticas
- O estilo de transição: da neurobalística à pirobalística
- A arte da guerra do Renascimento
- Fortalezas da Restauração e engenharia militar
- As campanhas napoleónicas e a implementação de linhas defensivas

Bibliografia

- BARATA, Manuel Themudo e TEIXEIRA, Nuno Severiano, 2003, Nova História Militar de Portugal. Lisboa: Círculo de Leitores, 5 vols..
- BARROCA, Mário Jorge e MONTEIRO, João Gouveia (coord.), 2000, Pera Guerrejar. Armamento Medieval no Espaço Português. Palmela: Câmara Municipal de Palmela.
- FERNANDES, Isabel Cristina Ferreira (coord.), 2002, Mil Anos de Fortificações na Península Ibérica e no Magrebe (500-1500): actas do Simpósio Internacional Sobre Castelos 2000. Lisboa: Edições Colibri / Câmara Municipal de Palmela.
- MOREIRA, Rafael (coord.), 1989, História das Fortificações Portuguesas no Mundo. Lisboa: Edições Alfa.
- TEIXEIRA, André, 2008, Fortalezas do Estado Português da Índia, Arquitectura Militar na Construção do Império de D. Manuel I. Lisboa: Tribuna da História.

Método de ensino

Aulas teóricas acompanhadas por informação audiovisual.
Aulas práticas com auxílio de cartografia, iconografia e materiais arqueológicos da época em estudo, bem como textos, desenhos e imagens resultantes de investigação arqueológica.
Visitas de estudo a museus, fortificações e sítios arqueológicos militares.

Método de avaliação

Dois elementos de avaliação: um teste escrito individual (40% da nota final) e um trabalho prático individual ou de grupo, com um máximo de três elementos (60% da nota final).

Cursos