
Espaços e Poderes na Idade Média
Código
711051141
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
História
Créditos
6
Professor responsável
Amélia Aguiar de Andrade, Maria João Violante Branco
Horas semanais
4
Língua de ensino
Português
Objectivos
a) Conhecer as principais problemáticas relacionadas com os estudos sobre espaços e poderes e suas inter-relações
b) Promover a capacidade de análise crítica através do estudo de algumas das dinâmicas e processos históricos que envolvem, quer espaços, quer poderes, quer ambos
c) Analisar casos específicos da realidade portuguesa medieval nos quais as duas vertentes em análise são particularmente expressivas
d) Fomentar a produção, por parte dos estudantes, de trabalhos práticos autónomos, através dos quais possam aplicar e integrar conhecimentos e competências adquiridas ao longo do semestre.
Pré-requisitos
n.a.
Conteúdo
Introdução
Módulo 1
- Os Poderes
- Os Espaços
- A articulação entre os Espaços e os Poderes
Módulo 2 Atelier de iniciação à investigação
Bibliografia
BISSON, Th. C., Cultures of Power. Lordship, Status and Process in Twelfth century Europe, Philadelphia, University of Pensilvania Press, 1995;
BOURDIEU, P., O Poder Simbólico,(trad. Fernando Tomaz ; rev. Fernando Portugal), 2ªed, Lisboa, Difel, 1989;
LEROY, Beatrice, Sociedades e Poderes Políticos na Península Ibérica Medieval (sécs. XIV XV), Lisboa, Pub. Europa- América, 2001;
Topographies of power in the early middle ages, ed. Mayke de JONG e Frans THEUWS, Leiden, 2001;
Medieval practices of space, eds Barbara A. HANAWALT e Michel KOBIALKA, Minneapolis/London, University of Minnesota Press, 2000;
Método de ensino
Exposições magistrais
Análise e comentário de textos medievais escolhidos
Acompanhamento tutorial
Método de avaliação
Trabalho individual (10-12 pp.) excluindo bibliografia e anexos: 80 %
Participação obrigatória no atelier (10 aulas): 20 %
Obs: Alunos com o estatuto de trabalhador-estudante realizam um conjunto de actividades tutoriadas através da plataforma Moodle que substituem a participação nas aulas obrigatórias do atelier