
História dos Fascismos
Código
711051154
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
História
Créditos
6
Professor responsável
Fernando Mendes Rosas
Horas semanais
4
Língua de ensino
Português
Objectivos
Pretende-se introduzir os alunos no conhecimento critico da época dos fascismos e do período histórico compreendido
entre as duas guerras mundiais, recorrendo aos seus antecedentes políticos, ideológicos sociais e económicos desde os
finais do séc. XIX. Ou seja, recorre-se ao conceito teórico matricial de crise do liberalismo então iniciada, caracterizam-se
os seus principais factores e acompanha-se o seu desenvolvimento nele contextualizando a emergência dos fascismos. O
aluno é convidado a entender os fascismos enquanto produto de um determinado processo histórico, nele radicando as
particularidades dos movimentos fascistas e as diferenças destes com os fascismos enquanto regimes, cuja natureza e
lógica interna, por seu turno, se procurarão evidenciar, numa ótica comparativa. Procura-se também tornar compreensível
o processo da crise e queda destes regimes no contexto da II G. M., bem como o processo de sobrevivência de outros e a
sua adaptação pós-guerra.
Pré-requisitos
Não tem
Conteúdo
Tendo como ponto de partida a crise dos sistemas liberais iniciada nos fins do Séc. XIX, procede-se ao estudo comparado
dos movimentos fascistas e dos regimes fascistas na Europa do século XX desde as suas origens ideológicas e políticas
na transição do século XIX para o século XX, passando pelos processos de tomada de poder até à sua derrota na guerra de
1939/45. Além da análise diacrónica do fenómeno historicamente contextualizado, procura-se caracterizar o fascismo
enquanto ideologia/movimento e enquanto regime no poder. Centra-se o estudo nos casos da Itália fascista e da Alemanha
nacional-socialista sem descurar a referência e a comparação com os regimes fascistas e autoritários da Europa periférica
da época com referência especial ao Estado Novo português e ao franquismo em Espanha. Analisa-se seguidamente o
impacto da II Guerra Mundial no processo de condução da guerra e da queda dos regimes fascistas europeus.
Bibliografia
FELICE, R. de, Breve História do Fascismo, Casa das Letras, Lx, 2005
FREI, N., O Estado de Hitler, Casa das Letras, Lx, 2004
HOBSBAWM, A Era dos Extremos. Historia breve do século XX (1914-1991), ed. Presença, Lx, 1996
LUCENA, M., A evolução do sistema corporativo português, I O salazarismo, Ed. Perspec. e Realidades, Lx, 1976
PAYNE,S. G, A History of Fascism (1914-1945), ed. The University of Wisconsin Press, Wisconsin, 1995
PINTO, A. C., O salazarismo e o fascismo europeu, ed. Estampa, Lx, 1992
PRESTON, P., LA Política de la Venganza. El fascismo y el militarismo en la España del siglo XX, Peninsula, Barcelona, 1997
ROSAS, F., Salazar e o Poder. A Arte de Saber Durar, ed. Tinta da China, Lx, 2012
WOODLEY, D., Fascism and Political Theory. Critical perspectives on fascist ideology, ed. Routledge, Lond., 2010
TORGAL, L. R., Estados Novos, Estado Novo, Vols I e II, ed. Imp. da Univ. de C., 2009
Método de ensino
A metodologia seguida assenta nas seguintes bases:
a) Aulas expositivas (apoiadas por data-show com mapas, tabelas estatísticas, fotos, etc ou pela distribuição de
documentação), sempre com um período final para colocação de dúvidas ou outras questões respeitantes à matéria;
b) Aulas de discussão de textos (textos teóricos ou documentos da época relevantes) apresentados pelo docente ou pela
comunicação de alunos;
c) Exibição comentada do filme Revolução de Maio de António Lopes Ribeiro;
d)Visita guiada à Lisboa revolucionária;
Método de avaliação
Avaliação baseada nos seguintes elementos:
1. Participação nas aulas;
2. Apresentação de um trabalho escrito (artigo de 15 pags a 2 espaços sobre tema do programa ou comunicação de 20
minutos escrita a apresentar ao curso, ambos preparados com o docente);
3. Teste escrito final. Os alunos que apresentarem um trabalho escrito podem ser dispensados do teste se obtiverem a
classificação mínima de 14 valores