Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

História da Arte do Século XIX

Código

711061019

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Departamento

História da Arte

Créditos

6

Professor responsável

Joana da Cunha Leal

Horas semanais

4

Língua de ensino

Português

Objectivos

a) Compreender os movimentos, as propostas e as questões que marcam a arte, a arquitectura e a cultura estética do século XIX;
b) Problematizar a produção artística e arquitectónica do século XIX no quadro dos fenómenos de subjectivação do gosto, de autonomização da esfera artística, de afirmação das categorias estéticas do pitoresco e do sublime e de maturação da consciência histórica e patrimonial;
c) Analisar os conceitos de neoclassicismo e romantismo;
d) Compreender o modo como se alteram as imagens e as representações do espaço urbano;
e) Desenvolver competências críticas e de investigação.

Pré-requisitos

Não aplicável

Conteúdo

1. O projecto iluminista e a construção da Modernidade. A autonomia da arte e a noção de gosto. Razão e sentimento: problemática dos conceitos (neo)clássico e romântico. O pitoresco e o sublime. Consciência histórica e patrimonial.
2. Situação da pintura e escultura europeias na passagem para o século XIX. Produção artística em França de David a Delacroix. Goya, Füssli e Blake. O romantismo alemão e Friedrich. O paisagismo inglês. A escultura de Canova a Carpeaux e Rude.
3. Arquitectura pós-Revolução Francesa. Os arquitectos visionários e o neoclassicismo em França de Soufflot a Durand. Palladianismo, revivalismos históricos e o pitoresco no Reino Unido. A arquitectura alemã: Klenze e Schinkel. Classificação e conservação do património monumental. A questão do neogótico e o debate sobre o restauro dos monumentos históricos: Pugin, Ruskin e Viollet-le-Duc. Novos materiais e tecnologias: da arquitectura do ferro à difusão do betão.
4. Pintura de paisagem em França: Corot e a Escola de Barbizon. Estética realista: Courbet, Millet e Daumier. De Manet à definição das propostas impressionistas. Gauguin e o movimento simbolista. Cézanne.

Bibliografia

ADAMS, Steven, L´Ècole de Barbizon aux sources de l´Impressionisme. - London: Phaidon, 1994
ARGAN, G.C., Arte Moderna: do Iluminismo aos movimentos contemporâneos. - S. Paulo: Companhia das Letras, 1992
BERGDOLL, Barry, European Architecture 1750-1890. - Oxford: University Press, 2000
DAIX, Pierre, Pour une Histoire Culturelle de l´Art Moderne: de David à Cézanne. - Paris: Odille Jacob, 1998.
HITCHCOCK, H.-R., Architecture: nineteenth and twentieth centuries. - Middlesex: Penguin, 1968

Método de ensino

Disciplina teórico-prática que conjuga, em cada aula, a exposição das matérias com a análise e a discussão de textos de apoio. A proporção de trabalho prático nas aulas será de 40%.

Método de avaliação

A avaliação desta cadeira incide num trabalho escrito (individual ou em grupo; c. 5 págs. por autor) apoiado em bibliografia e informação documental diversa, resultantes de pesquisa autónoma, a que acrescem a realização de uma recensão crítica de um dos textos de apoio indicados pela docente (máx. de 2 págs.) e de um teste escrito.

Cursos