
História das Artes Não Ocidentais
Código
711061026
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
História da Arte
Créditos
6
Professor responsável
Foteini Vlachou
Horas semanais
4
Língua de ensino
Português e Inglês
Objectivos
O curso apresentará uma visão ampla das artes de várias regiões geográficas, e fornecerá os alunos com as ferramentas analíticas necessárias para a abordagem de objectos produzidos fora do mundo ocidental. Particular atenção dar-se-á às práticas expositivas, que têm moldado o nosso entendimento da cultura dessas regiões.
Pré-requisitos
Não aplicável
Conteúdo
Marfins e Escultura Africana; Cerâmica Chinesa, e de exportação; Arte Pré-Colombiana; Pintura e Caligrafia Chinesa; Tapetes e Pintura Indiana; Arte Japonesa; Arte Moderna e Contemporânea da Ásia, África e América Latina.
Bibliografia
1. Paul Wood, Western Art and the Wider World, Wiley Blackwell, 2014
2. Encompassing the Globe. Portugal and the World in the 16th and 17th Centuries, Lisbon: Museu Nacional de Arte Antiga, 2009
3. Partha Mitter, Decentering Modernism: Art History and Avant-Garde Art from the Periphery, The Art Bulletin, vol. 90, no. 4, December 2008, pp. 531-548
4. Various exhibition catalogues on the arts of the geographic regions covered by the course
Método de ensino
Para o ensino das cadeiras, utilizar-se-ão extensos recursos visuais, com a indispensável participação dos alunos, com perguntas e observações requeridas em cada passo. A investigação on-line será encorajada desde o início, além da pesquisa em várias bibliotecas para artigos e livros específicos. O conhecimento de línguas estrangeiras, particularmente o inglês, será altamente valorizado, com muita bibliografia oferta em inglês. Os alunos terão que escrever textos breves, como exercícios na aula ou em casa. Uma importante parte do ensino será o desenvolvimento de habilidades como falar em público, por isso uma série de apresentações de trabalhos dos alunos terá lugar em museus, em frente dos colegas.
Método de avaliação
A avaliação será feita com base na frequência dos alunos, e participação activa na aula, na nota do trabalho individual e exame escrito.