Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

História da Arte dos Séculos XIX e XX em Portugal

Código

711061032

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Departamento

História da Arte

Créditos

6

Professor responsável

Raquel Henriques da Silva

Horas semanais

4

Língua de ensino

Português

Objectivos

Pré-requisitos

Não aplicável

Conteúdo

1. Neoclassismo e romantismo na arquitectura, pintura e escultura: as artes ao serviço da liberalização e laicização da pátria. Simbologias do Palácio da Pena.
2. As artes nos tempos da Regeneração. Crescimento e reorganização urbana; o eclectismo e o historicismo na arquitectura; a emergência da estética do ferro; a questão do Neo-Manuelino; O naturalismo na Pintura e na Escultura: a invenção da Pátria pelos artistas do Grupo do Leão. Rafael Bordalo Pinheiro e a caricatura.
3. Crises fim do século e a emergência da modernidade: a questão da Casa Portuguesa e as tipologias arquitectónicas modernas. O simbolismo de António Carneiro.
4. Amadeo de Sousa Cardoso: a modernidade na pintura portuguesa.
5. A arquitectura modernista e as reconfigurações da tradição.
6. As artes sob o programa do Estado Novo: a arquitectura “português suave” ; a “idade de ouro” da escultura nacional; a pintura do SPN/SNI. O caso Almada Negreiros.
7. As rupturas do segundo pós-guerra: emancipação das artes; contactos internacionais; as dinâmicas das vanguardas.
8. Temas contemporâneos: reconhecimento internacional da “arquitectura portuguesa”; a fusão das artes e a actuação dos operadores estéticos; crise aurática do objecto artístico; contradições de mercado e a acção museológica.
9. Ainda há arte portuguesa?

Bibliografia

AAVV - História da Arte Portuguesa. Edições Alfa: 1986. Volumes 10 a 14
FRANÇA, José Augusto – História da Arte em Portugal no século XIX. 2 volumes. Lisboa: Bertrand, 1966
FRANÇA, José-Augusto – História da Arte em Portugal no século XX. Lisboa: Bertrand, 2ª ed. 1985.
Museu do Chiado. Arte portuguesa, 1850-1950. Lisboa: Instituto Português de Museus, 1994 (catálogo coordenado por Raquel Henriques da Silva, Pedro Lapa e Maria de Aires Silveira).
PEREIRA, Paulo (dir.) – História da Arte Portuguesa. Lisboa: Temas & Debates, 1995, vol. III.

Método de ensino

Aulas teórico-práticas, com visitas a museus, exposições e espaços urbanos.

Método de avaliação

Presença e participação nas aulas.
Teste de avaliação com consulta.
Dois trabalhos, um de análise de um objecto artístico (pintura, escultura, artes visuais), outro de uma arquitectura ou espaço urbano, com o máximo de 10 páginas cada. Valorização da apresentação oral, em espaço de aula.

Cursos