Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

História da Arte Românica e Gótica em Portugal

Código

711061033

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Departamento

História da Arte

Créditos

6

Professor responsável

Catarina Madureira Villamariz

Horas semanais

4

Língua de ensino

Português

Objectivos

a) Relacionar o aparecimento da arquitectura românica em Portugal com o ambiente social, político, económico e cultural da época
b) Situar a arquitectura românica portuguesa no contexto do Românico internacional
c) Reconhecer e caracterizar o Românico episcopal português, a partir de representações gráficas e de reproduções fotográficas
d) Reconhecer e caracterizar o Românico rural português, a partir de representações gráficas e de reproduções fotográficas
e) Integrar a escultura românica portuguesa no contexto artístico e mental do Portugal dos séculos XI-XIII
f) Identificar os principais temas da iconografia românica portuguesa e as suas principais concretizações
g) Relacionar o aparecimento da arquitectura gótica em Portugal com a acção da Ordem de Cister
h) Situar a arquitectura gótica portuguesa no contexto do Gótico internacional
i) Reconhecer e caracterizar o modelo mendicante tal como adoptado e difundido na arquitectura gótica portuguesa
j) Caracterizar os principais momentos da evolução da arquitectura gótica portuguesa no século XIV
l) Identificar e caracterizar as novas propostas da escultura gótica portuguesa
m) Conhecer e caracterizar o fenómeno artístico e mental a que corresponde a escultura tumular medieval portuguesa

Pré-requisitos

Não se aplica

Conteúdo

1.1. A Península Ibérica no contexto internacional da Arte Românica: aspectos civilizacionais e modelos formais

1.2. A Arquitectura Românica portuguesa: primeiras experiências (a Sé de Braga e a Igreja de S. Pedro de Rates)

1.3. O Românico Episcopal: a Sé de Lisboa e a Sé de Coimbra

1.4. O Românico Rural
1.4.1. As igrejas de 3 naves: S. Salvador de Travanca e Paço de Sousa
1.4.2. As igrejas de nave única: S. Cristóvão de Rio Mau, S. Eulália de Arnoso, S. Martinho de Mouros, S. Pedro de Ferreira, Fonte Arcada, Sanfins de Friestas, Longos Vales, Bravães e Cedofeita

1.5. A Escultura Românica: concretizações de uma iconografia épica e teratológica; a estética da linha e da abstracção



2. A Arte Gótica em Portugal

2.1. A Introdução da nova arte: o papel dos Cistercienses (Tarouca e Alcobaça); as primeiras experiências (o claustro da Sé de Coimbra e a Sé de Évora)

2.2. O modelo mendicante: caracterização e difusão

2.3. O experimentalismo do século XIV: as igrejas fortificadas; os claustros do Mosteiro de Alcobaça, da Sé de Lisboa e da Sé de Évora; a Igreja de Santa Clara-a-Velha (Coimbra) e a charola da Sé de Lisboa; o coro-alto fernandino da Igreja de São Francisco (Santarém). O Mosteiro da Batalha e o início do discurso tardo-gótico.

2.4. A Escultura Gótica: o naturalismo e os novos temas

Bibliografia

ALMEIDA, Carlos Alberto Ferreira de – O Românico. História da Arte em Portugal. Vol. 3. Lisboa: Publicações Alfa, 1988
DIAS, Pedro – A Arquitectura Gótica Portuguesa. Lisboa: Estampa, 1994
PEREIRA, Paulo – “O «Modo» Gótico (séculos XIII-XV)”. História da Arte Portuguesa. Dir. de Paulo Pereira. Vol. I. Lisboa: Círculo de Leitores, 1995
RODRIGUES, Jorge – “O Mundo Românico (séculos XI-XIII)”. História da Arte Portuguesa. Dir. de Paulo Pereira. Vol. I. Lisboa: Círculo de Leitores, 1995
ROSAS, Lúcia Maria Cardoso (coord.) – Românico do Vale do Sousa. Lousada: Valsousa – Comunidade Urbana do Vale do Sousa, 2008

Método de ensino

Aulas teórico-práticas segundo método expositivo com recurso a meios audiovisuais e a utilização de meios didácticos específicos tais como: textos de apoio, imagens e plantas de edifícios. Esta UC inclui 2 visitas de estudo: Alcobaça e Batalha; Évora. O estudo deverá ser feito de forma continuada através da consulta da bibliografia recomendada, da informação e do material didáctico disponibilizados.


Método de avaliação

Duas provas escritas: frequência de avaliação e trabalho de iniciação à investigação em História da Arte medieval. O trabalho deve ser apresentado por escrito e não está sujeito a apresentação oral dos alunos. Cada uma das provas escritas vale 50% da nota final.

Cursos