
Cultura e Arte Contemporânea
Código
711061035
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
História da Arte
Créditos
6
Professor responsável
Margarida Brito Alves
Horas semanais
4
Língua de ensino
Português
Objectivos
a) Aprofundar os conhecimentos sobre a Arte Contemporânea.
b) Cruzar a informação histórica sobre a Arte contemporânea com uma perspectiva teórica fundada sobre a estética.
c) Fornecer os instrumentos de leitura pluridisciplinar adaptados à compreensão das realidades artísticas contemporâneas.
d) Identificar as interacções da Arte Contemporânea com outros domínios da cultura.
Pré-requisitos
-
Conteúdo
1. Baudelaire e a auto fundamentação do moderno. Modernidade e progresso. A razão iluminista e seus valores no princípio do século XX.
2. Moderno, modernidade e modernismo: conceitos e história.
3. O contributo das primeiras vanguardas e a importância do seu legado.
4. Práticas e discursos da modernidade no após-guerra: Paris versus Nova York.
5. Clement Greenberg e a defesa da centralidade da pintura americana nos anos 50.
6. Aporias da restauração dos modelos das primeiras vanguardas.
7. O papel das neo-vanguardas nas teses de Peter Burger e de Hal Foster.
8. O fim da modernidade, segundo G. Vattimo e o debate entre modernismo e pós-modernismo.
9. A arte na Era do simulacro e as modificações operadas nas experiências sensitivas e perceptivas.
Bibliografia
BOIS, Yve-Alain; BUCHLOH, Benjamin; FOSTER, Hal; KRAUSS, Rosalind; Art since 1900. Modernism. Antimodernism. Postmodernism, London, Thames & Hudson, 2004
BURGER, Peter, Teoria da Vanguarda, Lisboa,Vega,1993
DUVE, THIERRY DE, The Definitively Unfinished Marcel Duchamp, Cambridge /Massachussets, MIT Press,1991
FOSTER, Hal, The Return of the Real, Cambridge, Massachussets, MIT Press,1996
KRAUSS, Rosalind, The Originality of the Avant Garde and Other Modernist Myths, Cambridge / Massachussets, MIT Press, 1999
Método de ensino
Aulas teórico-práticas e 1 visita por mês a um museu, galeria ou centro de exposições. Análise de obras apresentadas nas aulas. Discussão quinzenal de textos teóricos seleccionados dentro da bibliografia.
Método de avaliação
Apresentação e discussão de 1 trabalho.
Realização de 1 teste final sem consulta, com a duração de 2 horas.