
Sociologia da Arte
Código
711061045
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
História da Arte
Créditos
6
Horas semanais
4
Língua de ensino
Português
Objectivos
a) Conhecer o património teórico da Sociologia e da História Social da Arte;
b) Debater as diferentes perspectivas sobre a Sociologia da Arte e da História Social da Arte;
c) Dominar as referências teórico-metodológicas mais recentes da Sociologia da Arte e da História Social da Arte.
Pré-requisitos
Não aplicável
Conteúdo
1. Historicismo, Positivismo e História Cultural: a construção de um discurso científico face à autonomia da arte.
2. Marx e as perspectivas marxistas. A História Social da Arte de A. Hauser e F. Antal.
3. Expansão das vias de reflexão sobre a relação arte/sociedade. N. Elias. O contributo da Escola de Frankfurt.
4. Desenvolvimentos da História Social da Arte e da Sociologia da Arte. M. Schapiro. O pensamento visual e a análise sociológica em P. Francastel e José-Augusto França.
5. Conceitos de campo e habitus em P. Bourdieu. Uma abordagem sociológica do gosto, do mercado e do público das artes.
6. Debates recentes da História Social da Arte e da Sociologia da Arte. T.J. Clark e N. Heinich.
Bibliografia
HEINICH, Natalie, Ce que lArt fait à la Sociologie. Paris: Minuit, 1998
BENJAMIN, Walter, Sobre Arte, Técnica, Linguagem e Política. Lisboa: Relógio dÁgua, 1992
Colloque International de Sociologie de lart [Marselha, 1985] (dir. Raymonde Moulin). Paris: La Documentation Française, 1986
BOURDIEU, Pierre, La Distinction: critique sociale du jugement. Paris: Minuit, 1979
La Sociologie de lArt et sa vocation interdisciplinaire [comunicações apresentadas ao I Colloque International du Centre Pierre Francastel]. Lisboa: FCG, 1974 (nº18 e 19 da Colóquio Artes)
Método de ensino
Disciplina teórico-prática que conjuga, em cada aula, a exposição das matérias com a análise e a discussão de textos de apoio. A proporção de trabalho prático nas aulas será de 40%.
Método de avaliação
Para além do trabalho desenvolvido nas aulas, a avaliação desta cadeira incide na realização de duas recensões críticas dos textos de apoio indicados pela docente (máx. de 2 págs. cada) e na realização de um teste escrito.