Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Sociologia da Arte

Código

711061045

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Departamento

História da Arte

Créditos

6

Horas semanais

4

Língua de ensino

Português

Objectivos

a) Conhecer o património teórico da Sociologia e da História Social da Arte;
b) Debater as diferentes perspectivas sobre a Sociologia da Arte e da História Social da Arte;
c) Dominar as referências teórico-metodológicas mais recentes da Sociologia da Arte e da História Social da Arte.

Pré-requisitos

Não aplicável

Conteúdo

1. Historicismo, Positivismo e História Cultural: a construção de um discurso científico face à autonomia da arte.
2. Marx e as perspectivas marxistas. A História Social da Arte de A. Hauser e F. Antal.
3. Expansão das vias de reflexão sobre a relação arte/sociedade. N. Elias. O contributo da Escola de Frankfurt.
4. Desenvolvimentos da História Social da Arte e da Sociologia da Arte. M. Schapiro. O pensamento visual e a análise sociológica em P. Francastel e José-Augusto França.
5. Conceitos de campo e habitus em P. Bourdieu. Uma abordagem sociológica do gosto, do mercado e do público das artes.
6. Debates recentes da História Social da Arte e da Sociologia da Arte. T.J. Clark e N. Heinich.

Bibliografia

HEINICH, Natalie, Ce que l’Art fait à la Sociologie. – Paris: Minuit, 1998
BENJAMIN, Walter, Sobre Arte, Técnica, Linguagem e Política. – Lisboa: Relógio d’Água, 1992
Colloque International de Sociologie de l’art [Marselha, 1985] (dir. Raymonde Moulin). – Paris: La Documentation Française, 1986
BOURDIEU, Pierre, La Distinction: critique sociale du jugement. – Paris: Minuit, 1979
La Sociologie de l’Art et sa vocation interdisciplinaire [comunicações apresentadas ao I Colloque International du Centre Pierre Francastel]. – Lisboa: FCG, 1974 (nº18 e 19 da Colóquio Artes)

Método de ensino

Disciplina teórico-prática que conjuga, em cada aula, a exposição das matérias com a análise e a discussão de textos de apoio. A proporção de trabalho prático nas aulas será de 40%.

Método de avaliação

Para além do trabalho desenvolvido nas aulas, a avaliação desta cadeira incide na realização de duas recensões críticas dos textos de apoio indicados pela docente (máx. de 2 págs. cada) e na realização de um teste escrito.

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