
Introdução à História da Arte
Código
711061054
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
História da Arte
Créditos
6
Professor responsável
Foteini Vlachou
Horas semanais
4
Língua de ensino
Português e Inglês
Objectivos
O curso visa introduzir os alunos aos conceitos básicos da disciplina, e encorajar o pensamento crítico. Os alunos, no fim do curso, deverão poder distinguir entre períodos, estilos, áreas geográficas e os conceitos mais gerais utilizados tradicionalmente na disciplina de história da arte. Além disso, o curso apresentará muitos dos conceitos teóricos e metodológicos que serão desenvolvidos depois nas aulas da teoria da arte. Adicionalmente, os alunos aprenderão de utilizar as ferramentas básicas da disciplina, de dicionários de artistas, repositórios de imagens on-line, como compor uma bibliografia etc etc. A ideia será de familiarizar os alunos com a história da arte, e é por isso que o curso incluirá visitas à museus, essenciais para perceber o conceito básico de trabalhar com objectos.
Pré-requisitos
Não aplicável.
Conteúdo
O curso será organizado segundo critérios cronológicos e temáticos, para evitar uma percepção linear da história da arte. Os temas abordados incluirão: O que é a história da arte; a biografia do artista; o conceito do estilo e os problemas relacionados; análise do conteúdo (iconografia/iconologia); periodização e a noção do tempo; geografia da história da arte (regiões, centros, periferias, províncias etc.); a obra de arte como comodidade, etc. O curso apresentará estes conceitos através de estudos de casos, insistindo sobre problemas específicos relacionados com objectos específicos, e não no desenvolvimento teórico dos conceitos.
Bibliografia
1. Art History and Visual Studies in Europe: Transnational Discourses and National Frameworks, ed. Matthew Rampley, Brill Academic Publishers, 2012
2. A Companion to Art Theory, eds. Paul Smith and Carolyn Wilde, Oxford: Blackwell Publishing, 2002
3. The Art of Art History: A Critical Anthology, ed. Donald Preziosi, Oxford: Oxford University Press, 2009 (1st ed. 1998)
4. Marxism and the History of Art. From William Morris to the New Left, ed. Andrew Hemingway, London: Pluto Press, 2006
5. A Companion to Museum Studies, ed. Sharon Macdonald, Blackwell Publishing,
Método de ensino
Para o ensino das cadeiras, utilizar-se-ão extensos recursos visuais, com a indispensável participação dos alunos, com perguntas e observações requeridas em cada passo. A investigação on-line será encorajada desde o início, além da pesquisa em várias bibliotecas para artigos e livros específicos. O conhecimento de línguas estrangeiras, particularmente o inglês, será altamente valorizado, com muita bibliografia em inglês. Os alunos terão que escrever textos breves, como exercícios na aula ou em casa. Uma importante parte do ensino será o desenvolvimento de habilidades como falar em público, por isso uma série de apresentações de trabalhos dos alunos terá lugar em museus, em frente dos colegas.
Método de avaliação
A avaliação será feita com base na frequência dos alunos, e participação activa na aula, na nota do trabalho individual e exame escrito.