
Teoria e Metodologia da História da Arte
Código
711061055
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
História da Arte
Créditos
6
Professor responsável
Joana da Cunha Leal
Horas semanais
4
Língua de ensino
Português
Objectivos
a) Compreender a génese disciplinar da História da Arte atendendo à problemática da construção de um discurso científico em face da reivindicação de autonomia da arte;
b) Conhecer o património teórico-metodológico da disciplina;
c) Debater a ideia de uma crise disciplinar a partir dos enfoques da historiografia da arte contemporânea e dos seus cruzamentos interdisciplinares;
d) Perspectivar a produção de conhecimento num quadro teórico multifacetado
Pré-requisitos
Não aplicável
Conteúdo
1. Génese do estatuto disciplinar da História da Arte. A construção de um discurso científico face à autonomia da arte;
2. Especificações teóricas e metodológicas na abordagem dos fenómenos artísticos: formalismo, história cultural, iconologia, sociologia e psicologia da arte;
3. Arte e linguagem: semiótica e estética analítica;
4. Da ideia de uma crise disciplinar aos novos enfoques metodológicos. Perspectivas da historiografia da arte contemporânea.
Bibliografia
Art History and its methods: a critical anthology (selection and commentary by Eric Fernie). London: Phaidon, 1995
BELTING, Hans, L´Histoire de l´Art est-elle finie?. - Paris: Ed. J. Chambon, 1989.
DIDI-HUBERMAN, Devant l´image. - Paris: Minuit, 1990.
Historia de las ideas estéticas y de las teorias artísticas contemporáneas (ed. Valeriano Bozal). - Madrid: Visor, 1996, 2 vols
PREZIOSI, Donald, Rethinking Art History: meditations on a coy science. - Yale: University Press, 1989
Método de ensino
Disciplina teórico-prática que conjuga, em cada aula, a exposição das matérias com a análise e a discussão de textos de apoio. A proporção de trabalho prático nas aulas será de 40%
Método de avaliação
Para além do trabalho desenvolvido nas aulas, a avaliação desta cadeira incide na realização de duas recensões críticas dos textos de apoio indicados pela docente (máx. de 2 págs. cada) e na realização de um teste escrito.