Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Teoria e Metodologia da História da Arte

Código

711061055

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Departamento

História da Arte

Créditos

6

Professor responsável

Joana da Cunha Leal

Horas semanais

4

Língua de ensino

Português

Objectivos

a) Compreender a génese disciplinar da História da Arte atendendo à problemática da construção de um discurso científico em face da reivindicação de autonomia da arte;
b) Conhecer o património teórico-metodológico da disciplina;
c) Debater a ideia de uma crise disciplinar a partir dos enfoques da historiografia da arte contemporânea e dos seus cruzamentos interdisciplinares;
d) Perspectivar a produção de conhecimento num quadro teórico multifacetado

Pré-requisitos

Não aplicável

Conteúdo

1. Génese do estatuto disciplinar da História da Arte. A construção de um discurso científico face à autonomia da arte;
2. Especificações teóricas e metodológicas na abordagem dos fenómenos artísticos: formalismo, história cultural, iconologia, sociologia e psicologia da arte;
3. Arte e linguagem: semiótica e estética analítica;
4. Da ideia de uma crise disciplinar aos novos enfoques metodológicos. Perspectivas da historiografia da arte contemporânea.

Bibliografia

Art History and its methods: a critical anthology (selection and commentary by Eric Fernie). – London: Phaidon, 1995
BELTING, Hans, L´Histoire de l´Art est-elle finie?. - Paris: Ed. J. Chambon, 1989.
DIDI-HUBERMAN, Devant l´image. - Paris: Minuit, 1990.
Historia de las ideas estéticas y de las teorias artísticas contemporáneas (ed. Valeriano Bozal). - Madrid: Visor, 1996, 2 vols
PREZIOSI, Donald, Rethinking Art History: meditations on a coy science. - Yale: University Press, 1989

Método de ensino

Disciplina teórico-prática que conjuga, em cada aula, a exposição das matérias com a análise e a discussão de textos de apoio. A proporção de trabalho prático nas aulas será de 40%

Método de avaliação

Para além do trabalho desenvolvido nas aulas, a avaliação desta cadeira incide na realização de duas recensões críticas dos textos de apoio indicados pela docente (máx. de 2 págs. cada) e na realização de um teste escrito.

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