
Introdução às Ciências do Património
Código
711061056
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
História da Arte
Créditos
6
Professor responsável
Jorge Manuel de Oliveira Rodrigues
Horas semanais
4
Língua de ensino
Português
Objectivos
Compreender a importância do património artístico no entendimento global dos conceitos, teorias e práticas patrimonialistas actuais;
Conhecer factos, personalidades e determinações legais que fundam a História do Património Artístico, desde a Antiguidade ao século XXI;
Compreender os valores simbólicos da apropriação dos patrimónios artísticos em situações de domínio político, económico e/ou cultural;
Analisar criticamente a bibliografia fundamental do tema, incluindo Cartas e determinações jurídico legais;
Conhecer as etapas fundamentais da intervenção para a salvaguarda e conservação do Património artístico, da recriação virtual, à intervenção minimalista e reversível;
Contactar criticamente com situações diversas de salvaguarda e valorização do Património artístico em curso;
Compreender a diversidade dos recursos virtuais para a representação do Património artístico e sua fruição por parte dos públicos.
Pré-requisitos
Não aplicável
Conteúdo
1 A história do conceito de Património:
1.1 O conceito de Património da Antiguidade à Idade Média
1.2 O conceito de Património no despontar do Humanismo renascentista italiano
1.3 Da Enciclopédia às afirmações nacionalistas
1.4 Romantismo e Positivismo no século XIX
1.5 O Património Artístico hoje: relações com Cultura, Paisagem e Identidade (a questão da propriedade e dos Estados-Nação)
2 O Património Artístico e os mecanismos de salvaguarda e protecção, jurídicos e diplomáticos, a nível nacional e internacional:
2.1 Mecanismos jurídicos em diversos Estados para inventariação, classificação e protecção do Património Artístico
2.2 O caso português
3 A complexa questão da Conservação e/contra Restauro e a prioridade do inventário e estudo do Património Artístico: o papel do Historiador da Arte
4 O Património Artístico como bem comum (valor) e oportunidade para o desenvolvimento económico e social: a relação público/privado e o turismo cultural
Bibliografia
- CHOAY, Françoise (2000), A alegoria do património, Lisboa: Ed. 70
- CUNO, James (ed.) (2009), Whose Culture ? The Promise of Museums and the Debate over Antiquities, Princeton: Princeton University Press
- CUSTÓDIO, Jorge (coord. científica) (2010), 100 anos de património : memória e identidade : Portugal 1910-2010, Lisboa : IGESPAR
- GILLMAN, Derek (2010), The Idea of Cultural Heritage: Revised Edition, Cambridge University Press
- JOKILEHTO, Jukka (2002), History of Architectural Conservation, Oxford: Butterworth-Heinemann
Método de ensino
Aulas teórico-práticas com apresentação de imagens, mapas, plantas, alçados, diagramas e outros materiais gráficos relacionados com o objecto de estudo, determinando a leitura e eventual discussão de textos fundamentais, contando com a participação de especialistas - em gestão do património, turismo cultural e novas tecnologias aplicadas ao património artístico - e com visitas de estudo relacionadas a museus (Calouste Gulbenkian) e monumentos com intervenções relevantes, como o Mosteiro dos Jerónimos ou a Sé de Lisboa.
Método de avaliação
Ficha de leitura (com regras definidas nos critérios de avaliação) sobre obra essencial p/ estudo da arte românica (15%);
Trabalho escrito analisando objecto artístico românico, máximo 10 páginas de texto + apêndices documentais sem limite de páginas(45%);
Comentário de imagem ou texto em aula, 30 minutos (15%);
Frequência com consulta bibliográfica, respondendo desenvolvidamente a 2 das 3 questões (25%) [dispensa possível caso a média dos restantes 3 elementos de avaliação seja igual ou superior a 14/20].