
Sociologia Política
Código
711071034
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Estudos Políticos
Créditos
6
Professor responsável
Pedro Tavares de Almeida
Horas semanais
4
Língua de ensino
Português e Inglês
Objectivos
Facultar aos estudantes um conhecimento geral das principais tradições analíticas, inovações conceptuais e temas investigados no campo disciplinar da sociologia política.
Pré-requisitos
Não aplicável
Conteúdo
A história intelectual da disciplina: paradigmas teóricos, métodos de investigação e objectos de estudo. Alguns conceitos fundamentais. Modernização e desenvolvimento político. As determinantes sociais da vida política: as principais estruturas de clivagem. Os processos de democratização e os requisitos sociais da democracia. Consenso e conflito. Cidadania e eleições. As consequências políticas das leis eleitorais. As teorias explicativas do voto. Burocracia, partidos políticos e democracia. O estudo comparativo das elites políticas.
Bibliografia
Almeida, P. Tavares de, A. Costa Pinto & N. Bermeo, dir. (2012), QUEM GOVERNA A EUROPA DO SUL?, 2ª ed., Lisboa, Imprensa de Ciências Sociais. [English version: WHO GOVERNS SOUTHERN EUROPE?, 2nd. ed., London & New York, Routledge, 2012].
Eisenstadt, Shmuel N. (2007), MÚLTIPLAS MODERNIDADES, Lisboa, Livros Horizonte.
Lipset, S.M., CONSENSUS AND CONFLICT: ESSAYS IN POLITICAL SOCIOLOGY, New Brunswick, NJ, Transaction Publishers, 1990 [Edição portuguesa: CONSENSO E CONFLITO, Lisboa, Gradiva, 1992]
Nohlen, Dieter (2007), OS SISTEMAS ELEITORAIS: O CONTEXTO FAZ A DIFERENÇA, Lisboa, Livros Horizonte.
Weber, Max (2005; 1919), A política como vocação (Politik als Beruf), in Max Weber, TRÊS TIPOS DE PODER E OUTROS ESCRITOS, Lisboa, Tribuna da História, pp. 63-115.
Método de ensino
Aulas de índole teórica, de exposição dos tópicos fundamentais do Programa (60%), combinadas com aulas práticas destinadas à apresentação e discussão de textos (40%).
Método de avaliação
Uma prova escrita presencial (frequência) no final do período de aulas. A assiduidade dos estudantes (2/3 das aulas no mínimo, excepto para estudantes com regime especial) e a qualidade das suas intervenções nos debates realizados nas aulas práticas serão um elemento de ponderação nas notas finais.