
Formação da Sociedade Portuguesa Contemporânea
Código
711081010
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Sociologia
Créditos
6
Professor responsável
David Justino, Jorge Miguel Pedreira
Horas semanais
4
Língua de ensino
Português
Objectivos
1. Conhecimento e compreensão de um conjunto de estruturas que caracterizam a sociedade portuguesa tal como ela se configura na actualidade, bem como dos processos históricos, económicos e sociais que conduziram a essa estruturação.
2. Capacidade de problematizar e analisar estruturalmente a sociedade portuguesa contemporânea, a partir dos estudos e materiais empíricos disponíveis.
3. Capacidade de relacionar os problemas da sociedade portuguesa contemporânea com as dinâmicas económicas e sociais de longa duração.
4. Capacidade de relacionar as escalas macro e micro dos problemas.
5. Capacidade de exposição e comunicação significativa e rigorosa dos conhecimentos e resultados da análise e da problematização elaboradas.
Pré-requisitos
Os alunos devem ter completado 48 unidades de crédito ECTS.
Conteúdo
0. Apresentação, linhas orientadoras e problemas fundamentais.
1. População, povoamento e território
2. Actividade, emprego e capital humano
3. Economia e desenvolvimento
4. Estruturas sociais: grupos e dinâmicas
5. Estado, configurações políticas e modos de regulação social
6. Repensar a sociedade portuguesa. Modernidades confinadas e dualismos múltiplos: como é que a ilusão liberal lida com uma sociedade iliberal?
Bibliografia
Barreto, A. (1997). A situação social em Portugal, 1960-1995. Lisboa: ICS (3ª ed.), pp. 57-58.
Cabral, M.V. (1976). O desenvolvimento do capitalismo em Portugal no século XIX. Porto: A Regra do Jogo, 1976.
Godinho, V.M. (1975). Estrutura da antiga sociedade portuguesa. Lisboa: Arcádia (2ª ed.).
Justino, D. (1989). A formação do espaço económico nacional: Portugal, 1810-1913 (2 vol.). Lisboa: Vega.
Pinto, A.C. (ed.) (2005). Portugal contemporâneo. Lisboa: Dom Quixote.
Santos, B.S. (ed.) (1993). Portugal: Um retrato singular. Porto, Afrontamento.
Viegas, J.M.L. & Costa, A.F. (1998). Portugal, que modernidade? Oeiras: Celta.
Viegas, J.M.L., Carreiras, H. & Malamud, A. (2009). Portugal in the European context. Lisboa: CIES, ISCTE e Celta Editora.
Método de ensino
Aulas teóricas (50%).
Aulas práticas (50%): análise de dados e discussão pelos alunos sobre questões com relevância sociológica; apresentação e discussão de textos pelos alunos, de forma a reforçar capacidades de leitura crítica de textos.
Método de avaliação
Avaliação contínua da participação dos alunos nas aulas práticas e debates (15%). Ensaio escrito (30%).
Apresentação oral do ensaio (5%). Teste escrito presencial sobre a totalidade da matéria (50%).