
Sociologia da Educação
Código
711081031
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Sociologia
Créditos
6
Horas semanais
4
Língua de ensino
Português
Objectivos
1. Conhecimento e compreensão das principais teorias da Sociologia da Educação;
2. Compreensão dos sistemas educativos como simultaneamente sistemas de oportunidades e sistemas de desigualdades;
3. Compreensão das interacções entre os sistemas educativos e outros agentes de socialização;
4. Capacidade de aplicação dos conhecimentos à problematização e à análise sociológicas dos processos educativos reais;
5. Capacidade de intervenção informada e crítica na definição, concretização e monitorização de políticas de
educação, aos níveis nacional e local;
6. Capacidade de comunicar questões e conhecimentos sociológicos sobre os processos educativos de modo rigoroso e significativo.
Pré-requisitos
Os alunos devem ter completado 48 unidades de crédito ECTS.
Conteúdo
1. Algumas abordagens sociológicas das relações entre sistema educativo e sociedade global
1.1. Funcionalistas
1.2. Marxianas, neo-marxianas e neo-weberianas
2. A sociologia e as interpretações das desigualdades sociais perante o ensino
2.1. As propostas culturalistas
2.2. A abordagem accionalista
2.3. Um teste das duas abordagens
3. Tópicos sobre a pesquisa empírica em matéria de desigualdades
3.1. Os primeiros estudos extensivos
3.2. Expectativas dos professores e realizações dos alunos
3.3. A influência da orientação, da avaliação e do contexto escolar
3.4. As modalidades de ligação das famílias com a escola; estrutura da família e envolvimento parental
3.5. Férias escolares e influência da família
3.6. Género sexual e desigualdades
Bibliografia
Bellat, M.-D. (2002). Les inégalités sociales à l´Ecole. Paris: PUF.
Halsey, A.H. (ed.) (1997). Education, culture, economy and society. Oxford: Oxford University Press.
Saha, L.J. (ed.) (1997). International encyclopedia of the sociology of education. Oxford: Pergamon
Método de ensino
Aulas teóricas (50%). Aulas práticas (50%): apresentações e discussões em grupos sobre temas propostos pelo docente e apoiados em bibliografia da disciplina.
Método de avaliação
Avaliação contínua da participação nas aulas práticas (10%). Apresentação oral sobre um texto em aula (10%).
Um trabalho escrito a apresentar no fim do semestre (30%). Um teste escrito presencial no fim do semestre sobre a totalidade da matéria teórica (50%)