Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Sociologia da Vida Quotidiana

Código

711081037

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Departamento

Sociologia

Créditos

6

Professor responsável

Nuno Dias

Horas semanais

4

Língua de ensino

Português

Objectivos

1 Conhecimento e compreensão dos conceitos e das perspectivas teóricas de uma abordagem sociológica do quotidiano;
2 Conhecimento e compreensão dos métodos que permitem encetar a abordagem empírica do quotidiano, operacionalizando as anteriores propostas teóricas;
3 Capacidade de análise e interpretação de processos e rotinas da vida social quotidiana;
4 Capacidade de comunicar o conhecimento sociológico sobre o tema, de modo rigoroso e significativo.

Pré-requisitos

Não tem

Conteúdo

1. ABORDAGEM SOCIOLÓGICA DO QUOTIDIANO
• De que falamos quando falamos de quotidiano?
• A sociologia da vida quotidiana como modo de olhar a realidade
• Temporalidades e espacialidades: coordenadas do quotidiano
• Cenários, episódios e situações do quotidiano
• Métodos na abordagem da vida quotidiana
2. PARADIGMAS SOCIOLÓGICOS NA ANÁLISE DA VIDA QUOTIDIANA
• Interacionismo simbólico:
o G. Mead: espírito, pessoa e sociedade
o H. Blumer: A posição metodológica do interaccionismo simbólico
• Ritualização e teatralização: o modelo dramatúrgico de E. Goffman
o A representação, o actor e o papel
o Estigma e identidade social
o A vida íntima de uma instituição pública
• O senso comum nos paradigmas interpretativos: fenomenologia, etnometodologia e sociologia do conhecimento

Bibliografia

Berger, P. & Luckman, T. (1999). A construção social da realidade. Um livro sobre a sociologia do conhecimento. Lisboa: Dinalivro.
Blumer, H. (1982). “La posición metodológica del interacionismo simbólico”, in El Interacionismo simbólico: Perspectiva y método. Barcelona: Hora, pp. 1-44.
Burgess, R.G. (1997). A pesquisa de terreno: Uma introdução. Oeiras: Celta.
Garfinkel, H. (1967). Studies in ethnomethodology. Englewood Cliffs: Prentice-Hall.
Goffman, E. (1993). A apresentação do Eu na vida de todos os dias. Lisboa: Relógio D’Água.
Javeau, C. (1991). La société au jour le jour: Écrits sur la vie quotidienne. Bruxelles: de Boeck-Wesmael.
Mead, G.H. (1934). Mind, self and society from the standpoint of a social behaviorist. Chicago: University of Chicago.
Pais, J.M. (2002). Sociologia da vida quotidiana: Teorias, métodos e estudos de caso. Lisboa: Imprensa de Ciências Sociais.

Método de ensino

O ensino processa-se em aulas teóricas e práticas. Nas aulas teóricas o docente apresenta os fundamentos e as perspectivas teóricas de uma abordagem do quotidiano. Tendo em conta os quadros conceptuais adquiridos, pretende-se nas aulas práticas analisar estudos de caso e apoiar os alunos no desenvolvimento de um trabalho de pesquisa.

Método de avaliação

A avaliação da disciplina desdobra-se em duas componentes:
a) Trabalho prático. A avaliação incidirá sobre:
- Texto escrito de um trabalho de grupo (entre 10 e 20 páginas), nota de grupo
- Apresentação/discussão do trabalho de grupo a realizar no período das aulas (15 minutos de apresentação + 15 minutos de debate), nota individual que reflectirá igualmente uma valorização da participação nas aulas, sessões de orientação, e leitura e discussão dos textos teóricos designados para cada aula.
b) Prova escrita
O trabalho prático e a prova escrita valem respectivamente 50% e 50% da classificação final.

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