
Território e Redes Sociais
Código
711081049
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Sociologia
Créditos
6
Horas semanais
4
Língua de ensino
Português
Objectivos
1. Conhecimento e compreensão de conceitos como os de redes sociais e território, sociedade da informação, economia baseada no conhecimento, e as suas inscrições espaciais, numa perspectiva pluridisciplinar;
2. Compreensão das mudanças associadas à transição para a sociedade da informação e do impacto das novas tecnologias de informação e comunicação (TIC) na sociedade, na economia e no território;
3. Capacidade de recolher e interpretar dados para apoiar a reflexão, discutir as teorias e analisar problemas sobre aqueles temas;
4. Capacidade de reflexão crítica e autónoma sobre os temas centrais desenvolvidos nas aulas;
5. Capacidade de comunicação rigorosa e significativa do conhecimento sociológico sobre o tema.
Pré-requisitos
Não tem
Conteúdo
Modulo 1
1. Processos que (re)estruturam a Sociedade e os Territórios Contemporâneos
1.1. As novas paisagens da globalização
1.1.1 A configuração geográfica do mundo contemporâneo
1.1.2 Cidades globais e cidades em rede
1.2 A Revolução Tecnológica
1.3 Compressão espaço-tempo
2. Sociedade da Informação e do Conhecimento (SIC)
2.1Os conceitos e as várias Dimensões da SIC
2.2A SIC na UE
2.3Modelos de Transição para a SIC
Modulo 2. Redes Sociais e Territórios em Rede
1.Sociedade em Rede e o impacto das TIC na interacção social
1.1Conceitos centrais sobre redes sociais
1.2Comunidades virtuais e novos padrões de interacção social
1.3 (info) exclusão e clivagens sociais
2.Economia do Conhecimento
2.1 O conceito de economia do conhecimento ou economia informacional
2.2Classe criativa e comunidades criativas
2.3Empresas em rede e cadeias de valor acrescentado
3.Emprego na SIC
3.1Competências e Qualificações
3.2Teletrabalho e novos padrões de uso do espaço e tempo
Bibliografia
Adam, B (1992) Modern times: The technology connection and its implications for social theory. Time & Society, 1, 175-191.
Cardoso, G et al (2005) A sociedade em rede em Portugal. Lisboa: Campo das Letras
Castells, M (2004)A galáxia Internet. Lisboa: FC Gulbenkian.
Florida, R (2002) The rise of the creative class. NY: Perseus Books
Harvey, D (1996) The condition of postmodernity. Cambridge: Blackwell.
Himanen, P & Castells, M (2004) \"Institutional models of the network society\", in Castells (ed) The network society: A cross-cultural perspective. Cheltenham: Edward Elgar, pp. 49-83.
Räsänena, P & Kouvob, A (2007) Linked or divided by the web? Internet use and sociability in four European countries. Inf, Com & Soc 10, pp. 219-241.
Sassen, S (2006) Cities and communities in the global economy. In Brenner, N & Keil, R (ed) Global cities reader. Oxford: Routledge
Wellman, B (2001) Physical place and cyberplace: The rise of personalized networking. Int. J Urban Reg Res 25, pp. 227-52
Método de ensino
Por semana os alunos frequentam uma aula teórica e uma aula prática. Em primeiro lugar terão uma aula teórica mais expositiva sobre conceitos teóricos e dados exemplificativos; nas aulas práticas os alunos são incentivados a comentar textos seleccionados. Também são utilizadas para fazer apresentações dos seus trabalhos e para o acompanhamento dos trabalhos de grupo.
Método de avaliação
A avaliação inclui um ensaio escrito, apresentação oral e participação nas aulas e uma frequência. Cada aluno deverá preparar, em grupo, um ensaio durante o semestre, sobre um tema acordado com o docente. O ensaio escrito, a apresentação oral e a participação na aula valem 30% da nota final. A frequência avalia conhecimento apreendido nas aulas sobre os autores e conceitos relevantes, exigindo-se uma análise crítica, boa
estruturação da argumentação e exposição clara num texto coerente e tem um peso de 70% na classificação final.