
Teoria e Metodologia das Ciências Sociais
Código
711081055
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Sociologia
Créditos
6
Professor responsável
João Sedas Nunes
Horas semanais
4
Língua de ensino
Português
Objectivos
1. Conhecimento e compreensão dos fundamentos da investigação científica;
2. Compreensão das relações entre a argumentação teórica e a informação empírica;
3. Compreensão elementar das diferenças e complementaridades entre as principais estratégias de investigação sociológica (compreensiva/explicativa; indutiva/dedutiva; extensiva/intensiva);
4. Conhecimento e compreensão dos fundamentos das teorias da operacionalização e da mensuração;
5. Capacidade de problematizar situações sociais concretas usando conceitos sociológicos elementares, em aprendizagem em outras disciplinas;
6. Compreensão e capacidade de aplicação elementar da estrutura de um plano de investigação;
7. Capacidade de operacionalizar problemas e hipóteses sociológicas elementares em planos de observação simples;
8. Capacidade de comunicar os procedimentos da investigação de modo rigoroso e significativo.
Pré-requisitos
Não tem
Conteúdo
1. Investigação científica e operacionalização
1.1. O que é a investigação científica?
1.1.1. Dúvida metódica e refutabilidade
1.1.2. Problematização e exploração sistemática dos fenómenos
1.1.3. Investigação e teoria
1.1.4. Especificidade dos fenómenos sociais: explicação e compreensão
1.2. Observação científica e operacionalização
2. A construção da investigação
2.1. Fases típicas de evolução de uma investigação
2.2. Noção de plano de investigação: problemática e exploração sistemática do real
2.2.1. O plano de investigação como coordenação antecipada das operações de exploração sistemática do real
2.2.2. Construção do objecto de estudo: a problematização como base do plano de investigação
2.2.3. O plano de investigação como instrumento dinâmico e evolutivo
2.2.4. Componentes da estrutura do plano em diferentes momentos da investigação
Bibliografia
Alasuutari, P., L. Bickman, J. Brannen (eds.) (2009). The Sage handbook of social research methods. London, Thousand Oaks, New Delhi and Singapore: SAGE.
Bryman, Alan (2008). Social reseach methods. Oxford & New York: Oxford University Press (3ª ed.).
Gilbert, N. (org.) (2001). Researching social life. London: Sage (cap.1, 2, 4, 21).
Lazarsfeld, P. (1973). \"De los conceptos a los índices\" in Boudon, R. & Lazarsfeld, P. (org.), Metodología de las ciencias sociales, vol. 1, Conceptos y índices. Barcelona: Laia.
Merton, R.K. (1967), On theoretical sociology: Five essays, old and new. New York: The Free Press, cap.4-5.
Nunes, A.S (2001). Questões preliminares sobre as ciências sociais. Lisboa: Presença (12ª ed.).
Quivy, R. & Van Campenhoudt, L. (1998). Manual de investigação em ciências sociais. Lisboa: Gradiva.
Seale, C. (ed.) (2004). Social research methods: A reader. London & New York: Routledge.
Método de ensino
a) Aulas teóricas (60% do total das sessões): sessões orientadas para a exposição dos conteúdos programáticos da unidade curricular;
b) aulas práticas (40%): sessões de monitorização (acompanhamento, orientação e avaliação) de um trabalho de grupo visando a elaboração de um projecto de investigação informado pelos protocolos teóricometodológicos introduzidos na componente teórica da disciplina.
Método de avaliação
a) Trabalho de grupo complementado por uma componente de avaliação individual (60%). A nota obtida na dimensão repercute duas dimensões avaliativas: 1) a do objecto construído, apresentado em trabalho escrito, que pondera 39% na avaliação; 2) a da respectiva apresentação oral, que pesa 21%.; b) Prova escrita a incidir sobre os conteúdos da disciplina (40%).