
Métodos e Técnicas de Investigação Compreensiva
Código
711081056
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Sociologia
Créditos
6
Professor responsável
Luís Miguel Chaves
Horas semanais
4
Língua de ensino
Português
Objectivos
1. Compreensão das diferenças entre abordagens explicativas e compreensivas, assim como das suas articulações e sobreposições;
2. Conhecimento dos principais métodos de recolha de informação qualitativa;
3. Capacidade de selecionar métodos e técnicas de investigação qualitativa pertinentes para diferentes situações de investigação;
4. Capacidade de planear a aplicação de técnicas de investigação qualitativa a situações elementares investigação;
5. Capacidade de executar operações de investigação qualitativa sob supervisão;
6. Conhecimento e compreensão das técnicas de análise qualitativa de conteúdo e das suas condições de aplicação;
7. Capacidade de comunicar de modo rigoroso e significativo os procedimentos e os resultados de uma investigação qualitativa.
Pré-requisitos
É recomendada a frequência prévia da cadeira de Teoria e Metodologia das Ciências Sociais
Conteúdo
1. Relação entre abordagem compreensiva e metodologias qualitativas
2. A pesquisa de terreno como estratégia metodológica: especificidades e história
2.1. Planeamento da pesquisa de terreno
2.2. A questão de partida, a seleção da amostra e o problema de ganhar acesso ao terreno de pesquisa
2.3. Técnicas de recolha da informação: observação direta; entrevistas informais e recolha documental
2.4 Técnicas de registo: o diário de campo e outros suportes
2.5 Análise dos dados e escrita da monografia
3 A metodologia de entrevista: os diferentes tipos de entrevistas em sociologia
3.1 Tipos de entrevista, segundo os objetivos do estudo e o grau de liberdade\" concedido ao entrevistado
3.2 Seleção dos temas a abordar e construção do guião
3.4 Problemas, opções e estratégias de aplicação
3.5. Análise de conteúdo: definição e pertinência
3.6. Tipologia de análises de conteúdo
3.7. Análise temática: o corpus; codificação do corpus e operações gerais de classificação e análise
Bibliografia
Albarello, L. et al. (1997). Práticas e métodos de investigação em ciências sociais. Lisboa: Gradiva.
Burgess, R.G. (1997). A pesquisa de terreno. Oeiras: Celta.
Costa, A.F. (1986), A pesquisa de terreno em sociologia in Silva A.S. & Pinto J.M. (org.) Metodologia das
ciências sociais. Porto: Afrontamento, pp. 129-148.
Foody, W. (1993). Como perguntar: Teoria e prática da construção de perguntas em entrevistas e questionários.
Oeiras: Celta.
Ghiglione, R. & Matalon, B. (1992). O inquérito: Teoria e prática. Oeiras: Celta.
Guerra, I.C. (2006), Pesquisa qualitativa e análise de conteúdo: Sentidos e formas de uso. Estoril: Principia.
Marvasti, A.B. (2004). Qualitative research in sociology: An introduction. Londres: Sage.
Método de ensino
As metodologias de ensino incluem aulas teóricas (50%) e práticas (50%), envolvendo ainda atendimentos presenciais individuais e o esclarecimento de dúvidas por e-mail e através da plataforma moodle. As sessões teóricas visam a transmissão dos conteúdos programáticos supra-indicados, sendo abertas à participação crítica dos alunos. As aulas práticas visam lançar e dar apoio ao desenrolar de dois trabalhos práticos. O primeiro desses exercícios visa promover o contacto com o método da pesquisa de terreno (25%); o segundo com as diversas técnicas envolvidas na realização e análise de entrevistas em profundidade (25%).
Método de avaliação
Os dois últimos elementos de avaliação são realizados em grupo, reservando-se o docente a possibilidade de distinguir o investimento individual de cada membro. No final do ano letivo tem lugar um teste escrito presencial sobre a totalidade da
matéria lecionada nas aulas expositivas (50%).