
Temas Sociológicos Contemporâneos
Código
711081061
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Sociologia
Créditos
6
Professor responsável
Maria Margarida Marques, Paula Reis Duarte
Horas semanais
4
Língua de ensino
Português
Objectivos
1. Conhecimento e compreensão das principais correntes teóricas da sociologia contemporânea;
2. Capacidade de identificar perspectivas teóricas dessas correntes em proposições teóricas substantivas;
3. Capacidade de comparar criticamente as possibilidades e lacunas entre diferentes perspectivas teóricas;
4. Capacidade de mobilizar as perspectivas teóricas adequadas de acordo com vários problemas e objectos empíricos de análise;
5. Capacidade de identificar e controlar os efeitos de incorporação, selecção e enviesamento das perspectivas teóricas nos objectos de investigação;
6. Capacidade de comunicar os fundamentos dessas correntes sociológicas de modo rigoroso e significativo.
Pré-requisitos
Os alunos devem ter completado 48 unidades de crédito ECTS. É recomendada a frequência prévia das cadeiras de:
Sociologia Geral: Fundamentos,
Sociologia Geral: Teorias,
Teoria e Metodologia das Ciências Sociais,
Métodos e Técnicas de Investigação Compreensiva, e
Métodos e Técnicas de Investigação: Amostragem e Inquérito
Conteúdo
1.Perspectivas estruturalistas e funcionalistas
O estruturo-funcionalismo de T. Parsons e o funcionalismo de R.K. Merton
Interdependência e historicidade em N. Elias
Poder e ordem social em M. Foucault
2.Perspectivas interaccionistas
A etnometodologia de H. Garfinkel
Os quadros da experiência de E. Goffmann
O construtivismo fenomenológico: A. Schutz, H.S. Becker e P. Berger e T. Luckmann
3.Perspectivas de síntese
O estruturo-construtivismo de P. Bourdieu
A teoria da estruturação de A. Giddens
4.Desenvolvimentos recentes
4.1.Actores múltiplos, plurais e reflexivos: J. Elster, F. Dubet e B. Lahire
4.2.Novos usos da noção de crítica: da sociologia pragmática de L. Boltanski e L. Thévenot à luta pelo
reconhecimento em A. Honneth
4.3.Debatendo a sociedade e a modernidade
A sociedade de risco de U. Beck
A modernidade líquida de Z. Bauman
A sociedade singularista de D. Martucelli
Da pertinência sociológica da noção de sociedade: um debate final com A. Elliott e B. S. Turner.
Bibliografia
Giddens, A. & Turner, J (1987). Social theory today. Cambridge: Polity Press.
Elliott, A. (2009). Contemporary social theory: An introduction. London & New York: Routledge.
Lahire, B. (2005). L´esprit sociologique. Paris: La Découverte.
Mattos, P. (2006). A sociologia política do reconhecimento. As contribuições de Charles Taylor, Axel Honneth e Nancy Fraser. São Paulo: Annablume.
Nachi, M. (2009). Introduction à la sociologie pragmatique. Paris: Armand Colin.
Turner, B.S. (ed.) (2002). Teoria social. Lisboa: Difel.
Método de ensino
Métodos de ensino:
Aulas teóricas (60%); Aulas práticas (40%): estas serão dedicadas à elaboração, apresentação e discussão em grupo de ensaios sociológicos utilizando perspectivas comparadas/alternativas relativamente a objectos seleccionados pelos docentes; implicarão acompanhamento personalizado dos trabalhos dos alunos.
Método de avaliação
A avaliação desdobra-se em três componentes: a) um ensaio escrito em grupo(c. 15 págs) (valendo 30% da nota final); b) a respectiva apresentação e discussão (25%); c) um teste escrito presencial sobre a totalidade da matéria teórica (45%).