Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Sociologia do Desenvolvimento e Sustentabilidade

Código

711081064

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Departamento

Sociologia

Créditos

6

Horas semanais

4

Língua de ensino

Português

Objectivos

1. Capacidade para situar o estudo dos problemas ambientais no contexto da sociologia;
2. Conhecimento e compreensão dos vários processos de desenvolvimento bem como os seus impactos nas sociedades e no território;
3. Capacidade para aprofundar a compreensão das relações entre o ambiente, o território e a sociedade numa perspectiva pluridisciplinar;
4. Capacidade de reflectir de modo crítico sobre o processo de globalização e suas implicações no ambiente;
5. Conhecimentos sólidos sobre o conceito de desenvolvimento sustentável e das suas valências para construção de um novo modelo de desenvolvimento;
6. Capacidade de recolher informação e trabalhar indicadores para operacionalizar o conceito de desenvolvimento sustentável, a várias escalas geográficas;
7 Capacidade de relacionar as escalas micro e macro na análise dos problemas;
8 Capacidade de comunicação rigorosa e significativa dos conhecimentos, procedimentos e argumentações.

Pré-requisitos

Os alunos devem ter completado 48 unidades de crédito ECTS. É recomendada a frequência prévia da cadeira de Sociologia do Território ou de Sociologia do Ambiente.

Conteúdo

Parte I
1.1.Interacção entre as sociedades (sistemas sociais) e o ambiente (ecossistemas)
2.A modernidade e a pos-modernidade como paradigmas de desenvolvimento nas sociedades contemporâneas
Parte II
4.Globalização e Ambiente
3.Problemas ambientais no contexto da sociedade do risco
5.O exemplo das alterações climáticas
5.1Os processos de origem antropogénica que estão a conduzir às alterações do clima
5.2Os impactos no ambiente, na economia e na sociedade decorrentes das alterações climáticas.
5.3As soluções de mitigação e de adaptação
6.O Consumo (In) sustentável e os seus impactos
Parte III
7.O conceito de Desenvolvimento Sustentável
7.1 Os antecedentes do conceito
7.2 O conceito e as suas diferentes interpretações
7.3 40 anos de Cimeiras Mundiais em prol do Desenvolvimento Sustentável
7.4 Marcos do desenvolvimento sustentável forte ou fraco
7.5 DS em várias escalas geográficas: da micro-escala à escala global
8.A transição para um novo paradigma de desenvolvimento

Bibliografia

Assadourian, E. (2010). The rise and fall of consumer cultures. In Transforming cultures from consumerism to sustainability: State of the World 2010. Worldwatch Institute.
Atksison, G., Dietz, S. & Neumeyer, E. (2007). Handbook of sustainable development. Cheltenham: Edward Elgar.
Beck, U. (1996). World risk society as a cosmopolitan society? Ecological questions in a framework of manufactured nncertainties. Theory, Culture & Society, 13 (4) pp. 1-32
Jackson, T. (2009). Prosperity without growth: The transition to a sustainable economy. SD Commission, UK.
Soromenho-Marques, Viriato (1998). O futuro frágil: Os desafios da crise global do ambiente. Lisboa: Publicações Europa- América.
Stiglitz, J. (2006). Making globalization work. New York: W.W. Norton & Co.
Strange, T. & Bayley, A. (2008). Sustainable development: Linking economy, society, environment. Paris: OCDE.
WCED (1987). Our common future. World Commission on Environment and Development, Oxford: Oxford University Press

Método de ensino

Por semana os alunos frequentam uma aula teórica e uma aula prática o que permite combinar vários modelos de ensino. Assim, nas aulas teóricas o ensino tem uma abordagem expositiva/explicativa/problematizante mas essencialmente centrada na professora. Nas aulas práticas os alunos têm para cada sessão semanal textos e outros documentos que servem de motivo a discussões temáticas nas quais a participação dos alunos é estimulada e funciona como motivação e desenvolvimento do espírito critico, curiosidade e treino expositivo.

Método de avaliação

A avaliação:
-Um ensaio em grupo, a discussão em aula, posteriormente entregue sob a forma de relatório escrito (30%)
-Uma frequência individual presencial, que abrange todos os conteúdos leccionados (70%)

Cursos