
Sociologia das Migrações
Código
711081066
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Sociologia
Créditos
6
Horas semanais
4
Língua de ensino
Português
Objectivos
O objectivo principal desta unidade curricular consiste em fornecer aos alunos de licenciatura uma formação de base que permita problematizar as questões relacionadas com as migrações internacionais no contexto da globalização, a partir de uma perspectiva sociológica. Os objectivos de aprendizagem são:
1. Conhecimento sobre, e capacidade de problematizar as questões relacionadas com as migrações internacionais no contexto da globalização
2. Capacidde de intervir de modo crítico e informado em matérias relacionadas com migrações
3. Capacidade de comunicar de modo rigoroso e significativo os conhecimentos adquiridos no âmbito da disciplina.
Pré-requisitos
Não tem
Conteúdo
A. CONCEITOS E TEORIAS DE BASE
1. A evolução da população migrante nos últimos decénios: exploração de algumas tendências.
2. As migrações internacionais ao longo da História
3. As teorias das migrações
B. MIGRAÇÕES, ACÇÃO PÚBLICA E PARTICIPAÇÃO
4. Migrações e controle de fronteiras
5. Contextos de receção e modos de incorporação
6. Estruturas de oportunidades e participação social
C. ABORDAGENS TEMÁTICAS
7. As segundas gerações
8. Modos de incorporação económica
9. Migrações e transnacionalismo
10. Migrações e desenvolvimento
11.O caso dos retornados de África
12.Drenagem, ganho e circulação de cérebros
Bibliografia
Castles, S. (2005). Globalização, transnacionalismo e novos fluxos migratórios. Lisboa: Fim de Século.
Castles, S. & Miller, M. (2009). The age of migration: International population movements in the modern world. New York: The Guilford Press (4ª ed.).
Marques, M.M. (org.) (2010). Estado-nação e migrações internacionais. Lisboa: Livros Horizonte.
Massey, D. et al (2008). Worlds in motion: Understanding international migration at the end of the millennium. Oxford & New York: Oxford University Press.
Portes, A. (1999). Migrações internacionais: Origens, tipos e modos de incorporação. Oeiras: Celta
Portes, A. (2006), Estudos sobre as migrações contemporâneas: Transnacionalismo, empreendedorismo e segundas gerações. Lisboa: Fim de Século.
Método de ensino
Aulas de exposição teórica e sessões práticas. Estas últimas consistirão em: (i) apresentação e discussão de textos de pesquisa empírica; (ii) apresentação e discussão pelos alunos dos seus trabalhos de recolha bibliográfica e problematização sobre temas relevantes. Haverá ainda acompanhamento tutorial do ensaio de problematização.
Método de avaliação
Avaliação: contínua da participação do aluno nas aulas práticas, sendo tida em consideração a relevância das intervenções e contributo para a qualidade da discussão dos trabalhos realizados e apresentados nas aulas práticas (10% da nota final); apresentação em aula prática de uma ficha de leitura acerca de um texto de investigação empírica (10%); apresentação em aula prática de um ensaio de problematização e pesquisa bibliográfica sobre um tema relevante para investigação (10%); ensaio escrito da problematização desenvolvida e discutida nas aulas práticas (20%); dois testes escritos presenciais (média dos dois testes - 50%).