
Prospectiva Demográfica
Código
711081067
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Sociologia
Créditos
6
Horas semanais
4
Língua de ensino
Português
Objectivos
1. Compreensão dos princípios do trabalho com recurso a instrumentos técnicos suportados numa epistemologia prospetiva;
2. Capacidade de antecipação de futuros da demografia (dimensão populacional e composição por sexos e idades) pela articulação das técnicas de projeção com a análise de tendências;
3. Conhecimento e compreensão das metodologias de construção de cenários demográficos prospetivos;
4. Capacidade de construção de cenários demográficos prospetivos;
5. Capacidade de comunicação rigorosa e significativa dos procedimentos e resultados da análise demográfica prospetiva;
6. Desenvolvimento de competência para apoiar a definição, a implementação e a monitorização de políticas públicas de planeamento estratégico.
Pré-requisitos
Recomenda-se a frequência prévia da cadeira de Teoria e Análise Demográfica.
Conteúdo
1. Introdução
1.1. Pensamento prospetivo
1.2. Projeções demográficas enquanto instrumento de planeamento
2. Cenários referenciais
2.1. Tábuas de mortalidade
2.2. Populações estáveis e estacionárias
3. Cenários tendenciais
3.1. Método das componentes por coortes
3.2. Aplicação ao caso português
4. Tendências demográficas em curso e desafios sociais associados
Bibliografia
Antunes, M.A. (2010), Projecções demográficas: Aplicação de um Modelo Demo-Informático na Guiné-Bissau. Lisboa: CPES.
Carrilho, M.J. (2005). Metodologias de cálculo das projeções demográficas: aplicação em Portugal. Revista de Estudos Demográficos (37), pp. 5-24.
Chaunu, P. & Renard, J. (2003). Essai de prospective démographique. Paris: Fayard.
Coale, A. & Demeny, P (1966). Regional model life tables and stable populations. Princeton: Academic Press.
INE (2008). Projeções de população residente em Portugal 2008-2060. Lisboa: INE.
Mendes, M.F. & Rosa, M.J.V., Projeções 2030 e o futuro. Lisboa: FFMS.
Rosa, M.J.V. (2000). População portuguesa até 2020: Cenários demográficos principais e derivados, in Barreto, A. (org.) A situação social em Portugal 1960-1999, vol. II. Lisboa: ICS, pp. 577-610.
Stover, J. & Kirmeyer, S. (2005). DemProj - Versión 4. Washington: Futures Group.
Weeks, J. (2002). Population: An introduction to concepts and issues. EUA: Wadsworth Group.
Método de ensino
Método de ensino:
- 1 aula semanal de caráter expositivo, sobre a matéria teórica, com argumentação docente e apresentação e
discussão de textos, e demonstração de exercícios.
- 1 aula semanal de 2 h, de caráter prático, para realização e resolução de exercícios práticos.
A distribuição de tempo entre aulas expositivas e práticas é equivalente (50% cada), e a presença em ambas é
obrigatória (e sujeita a registo).
Método de avaliação
Método de avaliação:
Teste escrito presencial individual sobre a totalidade da matéria a realizar no final do período escolar (50%) e
trabalho de grupo ou individual a apresentar no final do período escolar (50%), com discussão oral obrigatória.
Em regra, o perfil destes trabalhos corresponde a um artigo cientifico.