Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Demografia e Políticas Sociais

Código

711081068

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Departamento

Sociologia

Créditos

6

Professor responsável

Paulo Machado

Horas semanais

4

Língua de ensino

Português

Objectivos

1. Capacidade de descrever as principais tendências demográficas da actualidade e de as interpretar enquanto desafios sociais;
2. Capacidade de analisar os fenómenos demográficos enquanto factores de constrangimento ou de favorecimento para a implementação de políticas sociais;
3. Capacidade de interpretar textos de política social e de compreender a sua relevância e atualidade para a transformação das condições sociais;
4. Conhecimento básico para proceder a diagnósticos sóciodemográficos.
5. Capacidade de comunicar o conhecimento, resultados de análises e diagnósticos de modo rigoroso e significativo.

Pré-requisitos

Não tem

Conteúdo

1. Demografia e Políticas Sociais
1.1. Demografia como ciência social e ciência das políticas;
1.2. Políticas Sociais e Políticas Públicas: conceitos e fundamentos;
1.3. Mais-valia demográfica na definição das políticas;
1.4. Políticas e medidas populacionais: perspetiva internacional comparada
1.5. O dilema: crescer ou envelhecer?
1.6. O desafio das migrações
2. Abordagens teóricas nos estudos de população
2.1. Controlo populacional;
2.2. Transição demográfica;
2.3. Ótimo populacional.
3. Trajetórias demográficas contemporâneas: Mundo, Europa, Portugal
3.1. Tendências recentes e desafios futuros;
3.2. A fixação da população no território: o fenómeno urbano e a desertificação.
4. Impactos da mudança demográfica na sociedade portuguesa:
4.1. No crescimento e desenvolvimento económicos;
4.2. Na saúde pública;
4.3. Na habitação;
4.4. Na educação;
4.5. Na mobilidade e acessibilidade;
4.6. Na segurança das populações.
5. Os partidos políticos e a demografia.

Bibliografia

Canning, D. (2008). “The causes and consequences of demographic transition”, in
Dicionário demográfico multilingue
http://pt-ii.demopaedia.org/wiki/página_principal
Fernandes, A. (org.), Questões demográficas: Demografia e sociologia da população, Lisboa: Colibri.
Instituto Nacional de Estatística, http://www.ine.pt/
Institut National d’Études Démographiques, http://www.ined.fr
Nazareth, J.M. (2004). Demografia: A ciência da população. Lisboa: Presença.
Nazareth, J.M. (2009). Crescer e envelhecer: Constrangimentos e oportunidades do envelhecimento demográfico. Lisboa: Presença.
Population Studies: A Journal of Demography (2011) 65 (3), pp. 353-361.
Pordata (PT), http://www.pordata.pt
Poston, D. & Micklin, M. (eds) (2005). Handbook of population. New York: Kluwer Academic.
Pressat, R. (1979). Dictionnaire de démographie. Paris: PUF.
Weeks, J.R. (2002). Population: An introduction to concepts and issues. USA: Wadsworth Group.

Método de ensino

• Método de ensino:
- 1 aula semanal de 2 h, de caráter expositivo, sobre a matéria teórica, com argumentação docente e apresentação e discussão de textos, e demonstração de exercícios.
- 1 aula semanal de 2 h, de caráter prático, para realização e resolução de exercícios práticos.
A distribuição de tempo entre aulas expositivas e práticas é equivalente (50% cada), e a presença em ambas é obrigatória (e sujeita a registo).

Método de avaliação

• Método de avaliação:
Teste escrito presencial individual sobre a totalidade da matéria a realizar no final do período escolar (50%) e trabalho de grupo ou individual a apresentar no final do período escolar (50%), com discussão oral obrigatória.
Em regra, o perfil destes trabalhos corresponde a um paper submetido a encontro científico.

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