Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Sociologia Económica

Código

711081069

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Departamento

Sociologia

Créditos

6

Professor responsável

Rui Santos

Horas semanais

4

Língua de ensino

Português

Objectivos

1. Conhecimento e compreensão das principais abordagens sociológicas aos fenómenos económicos;
2. Capacidade de problematizar e analisar fenómenos económicos usando conceitos sociológicos;
3. Capacidade de intervir de modo crítico e informado em organizações económicas;
4. Capacidade de comunicar de modo rigoroso e significativo conhecimentos de Sociologia Económica.

Pré-requisitos

Os alunos devem ter completado 48 unidades de crédito ECTS.

Conteúdo

0. Introdução
0.1.Dos clássicos à nova sociologia económica
0.2.A noção de incrustação social da economia
1 Integração não-mercantil nas sociedades contemporâneas
1.1 Reciprocidade
1.2.Redistribuição
2.Incrustação institucional e política dos mercados
2.1.Estado, instituições e mercados
2.2.Sociologia económica e nova economia institucional
2.3.Um modelo de análise socioinstitucional dos mercados
2.4.Problemas de investigação
3.A incrustação dos mercados em redes sociais
3.1.Introdução à análise de redes sociais
3.2.A proposta de Granovetter, críticas e desenvolvimentos. Capital social e status de mercado
3.3.Redes sociais na análise socioinstitucional dos mercados
3.4.Problemas de investigação
4.A incrustação cultural e cognitiva dos mercados
4.1.Valores e economia moral. Cultura, cognição e performatividade
4.2.Capital cultural, capital simbólico e status de mercado
4.3.Cultura e cognição na análise socioinstitucional dos mercados
4.4.Problemas de investigação

Bibliografia

Smelser, N.J. & Swedberg, R. (ed.) (2005). The handbook of economic sociology, 2.ª ed. Princeton: Princeton University Press. (Cap. seleccionados/selected chs.)
Peixoto, J. & Marques, R. (ed.) (2003). A nova sociologia económica. Oeiras: Celta. (Cap. seleccionados/selected chs.)
Portes, A. (2000). “Capital social: Origens e aplicações na sociologia contemporânea”. Sociologia, Problemas e Práticas (33), pp. 133-158.
Portes, A. (2010). Economic sociology: A systematic inquiry. Princeton: Princeton University Press. (Cap. seleccionados/selected chs.)
Steiner, Ph. (1999). La sociologie économique. Paris, La Découverte. (Cap. seleccionados/selected chs.)
Trigilia, C. (2002). Economic sociology: State, market and society in modern capitalism. Oxford: Blackwell. (Cap. seleccionados/selected chs.)
Yáñez Casal, A. (2005). Entre a dádiva e a mercadoria: Ensaio de antropologia económica. Lisboa: edição do autor. (Cap. seleccionados/selected chs.)

Método de ensino

Cada tópico do programa é objecto de entre uma e três aulas teóricas, intercaladas com uma aula prática. Cada aula teórica expõe os conceitos e enquadramentos teóricos fundamentais, exemplos de problemas e resultados de investigação (obj. 1 e 2). As aulas práticas trabalham a compreensão, a discussão e a expressão oral e escrita. São organizadas em torno de um dos textos de leitura obrigatória, previamente lido pelos
estudantes, servindo para a discussão e esquematização do argumento do texto, em grupo e com o apoio do docente; e a apresentação de projectos de ensaios. Os alunos realizam ainda autonomamente em grupo um ensaio de investigação sobre um tema acordado com o docente.

Método de avaliação

Avaliação contínua das aulas práticas: trabalhos efectuados, participação nas discussões (25%); apresentação oral do projecto de ensaio (10%); ensaio escrito (25%); teste escrito presencial no final do semestre (40%).

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