Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Sociologia das Inovações

Código

711081070

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Departamento

Sociologia

Créditos

6

Horas semanais

4

Língua de ensino

Português

Objectivos

1. Capacidade de reflectir sobre as dinâmicas sociais da mudança e inovação, com ênfase no caso português;
2. Capacidade de análise a partir das teorias sociológicas, na sua relação com outras áreas disciplinares, sobre a mudança e inovação, com particular ênfase nas organizações;
3. Capacidade de reflexão sobre a capacidade inovadora das organizações, identificando os processos sociais associados, nomeadamente os de criação de novas ideias, os actores organizacionais envolvidos, as condicionantes organizacionais e a extensão da inovação;
4. Conhecimento em profundidade, numa óptica analítica, reflexiva e crítica, dos aspectos acima referidos, tendo em conta as transformações complexas com que hoje se debatem as sociedades e as organizações, em sociedades cada vez mais globais que enfrentam importantes desafios;
5. Capacidade de aplicação das teorias e conceitos a situações e contextos sociais concretos;
6. Capacidade de comunicação rigorosa e significativa do conhecimento.

Pré-requisitos

Não tem

Conteúdo

1. Inovação e mudança social
1.1 Em torno do conceito de inovação: invenção e inovação; tipos e espaços
1.2 Os tempos da inovação: históricos, sociais e de processo
1.3 Ruptura e continuidade na mudança social: os velhos e os novos mitos
1.4 Teorias sociológicas da mudança social e da inovação
2. A Inovação como processo social
2.1. A criação de novas ideias
2.2. Os actores organizacionais da inovação
2.3. Determinantes organizacionais da inovação
2.4. A extensão da inovação
3. Teorias e perspectivas da mudança e inovação nas organizações
3.1. Mudança organizacional e inovação: quadros teóricos de referência
3.2. Modelos de inovação organizacional
3.3. Processo de inovação
4. Inovação em Portugal
4.1. Especificidades do contexto português
4.2. Politicas de apoio à inovação
4.3. A indústria transformadora
4.4. O caso das empresas com base tecnológica

Bibliografia

Castells, M. (2002). A era da informação: Economia, sociedade e cultura (3 volumes). Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.
Czarniawska-Joerges, B. (1992). Exploring complex organizations. Newbury Park, CA: Sage
Conceição, P., Heitor, M. & Lundvall, B.-A. (2003). Innovation, competence building and social cohesion in Europe. Cheltenham: Edward Elgar.
Ferreira, J.M.C.; Neves, J. & Caetano, A. (2001). Psicossociologia das organizações. Lisboa: McGraw-Hill.
Lisboa, M. (2002). A indústria portuguesa e os seus dirigentes: Crescimento na metade do século XX e potencial de inovação: Funções capitalista, empresarial e de gestão. Lisboa: Educa.
Poole, M.S. & van de Ven, A. (ed.) (2004). Handbook of organizational change and innovation. Oxford: Oxford University Press.

Método de ensino

MÉTODO DE ENSINO:
- Aulas de exposição de conteúdos de natureza teórica, pelo docente (50%)
- Aulas com a apresentação de estudos de caso, recorrendo a convidados externos (10%)
- Aulas práticas, de apresentações e discussão em aula, por parte dos(as) alunos(as), de textos fornecidos pelo docente (10 blocos de textos). Em cada aula, serão discutidos blocos de textos temáticos, devendo os inscritos nesse grupo dividir-se de forma a metade fazer a apresentação e a outra metade a contra-argumentação crítica (40%).

Método de avaliação

MÉTODO DE AVALIAÇÃO:
a) Prática (40%)
- Apresentação/contra-argumentação individual dos textos (30%)
- Fichas resumo individuais dos restantes blocos de textos fornecidos pelo docente (9 blocos) (10%)
b) Teórica (60%)
-Trabalho individual sobre um tema relativo à disciplina, previamente acordado com o docente, a ser apresentado por escrito e discutido no período de avaliações (máximo 4000 palavras, sem contar com anexos e bibliografia).

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