Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Gestão dos Recursos Humanos

Código

711081072

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Departamento

Sociologia

Créditos

6

Professor responsável

João Manuel Gonçalves, Susana Carvalho e Silva

Horas semanais

4

Língua de ensino

Português

Objectivos

1. Conhecimento e compreensão do papel e da função da gestão dos recursos humanos (GRH) nas organizações;
2. Compreensão da evolução da função GRH no último século, a par das principais mudanças económicas, políticas e sociais;
3. Conhecimento dos diferentes subsistemas de GRH e das respetivas formas e abordagens de operacionalização;
4. Capacidade de construir funções e modelos de competências e de os operacionalizar, interligando-os aos diferentes subsistemas de GRH;
5. Conhecimento e compreensão das tendências, interdependências e sustentabilidade na GRH.

Pré-requisitos

Os alunos devem ter completado 48 unidades de crédito.

Conteúdo

I.A gestão de pessoas e a gestão global das organizações
O que é a gestão de pessoas?
A gestão de pessoas em pequenas, médias e grandes organizações
A importância estratégica das pessoas nas organizações
Estratégia de negócio e estratégia de recursos humanos
O “papel” da função Pessoal e as políticas de gestão de recursos humanos
II.Modelos de descrição de funções e de gestão por competências
A importância do conhecimento das funções
Descrição e análise de funções
Avaliação e qualificação de funções
Definição de perfis de competência
III.Cultura organizacional e performance
A importância da cultura organizacional e as boas práticas de gestão
A gestão por valores
Cultura organizacional e desenvolvimento de pessoas
IV.A gestão integrada de recursos humanos
O processo de recrutamento e selecção
Principais métodos de recrutamento
Principais métodos de selecção
Integrar, socializar e formar
Motivar e recompensar; principais dilemas de uma política de compensações

Bibliografia

Método de ensino

Todos os tópicos do programa são objecto de uma ou mais aulas teóricas, intercaladas com o mesmo número de aulas práticas. Cada aula teórica expõe os conceitos, enquadramento teórico, modelos e abordagens. Nas aulas teóricas os alunos são incentivados a interagirem e a questionarem.
As aulas práticas trabalham a compreensão, a discussão e a expressão oral e escrita, bem como a transposição para a experiência e realidade quotidiana dos alunos. São organizadas em torno de textos de leitura obrigatória, previamente lidos, servindo para a discussão em torno de perguntas estruturadas. Ao longo
do semestre são distribuídos dois casos reais para integração dos conceitos, discussão e tomada de decisão em grupo.

Método de avaliação

A avaliação resulta de um teste escrito no final do semestre (50%), trabalho prático efectuado (20%) e relatório escrito final sobre um caso prático (30%);

Cursos