Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Teorias Sociológicas Contemporâneas

Código

711081076

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Departamento

Sociologia

Créditos

6

Professor responsável

Inês Farinha Pereira, João Sedas Nunes

Horas semanais

4

Língua de ensino

Português

Objectivos

a)Conhecimento e compreensão das principais correntes teóricas da sociologia contemporânea;
b) Capacidade de identificar perspectivas teóricas dessas correntes em proposições teóricas substantivas;
c) Capacidade de comparar criticamente as possibilidades e lacunas entre diferentes perspectivas teóricas;
d) Capacidade de mobilizar as perspectivas teóricas adequadas de acordo com vários problemas e objectos empíricos de análise;
e) Capacidade de identificar e controlar os efeitos de incorporação, selecção e enviesamento das perspectivas teóricas nos objectos de investigação;
f) Capacidade de comunicar os fundamentos dessas correntes sociológicas de modo rigoroso e significativo.

Pré-requisitos

Os alunos devem ter completado 48 unidades de crédito ECTS.

Conteúdo

1. Perspectivas estruturalistas e funcionalistas
1.1. O estruturo-funcionalismo de T. Parsons e o funcionalismo de R.K. Merton
1.2. Interdependência e historicidade em N. Elias
1.3. Poder e ordem social em M. Foucault
2. Perspectivas interaccionistas
2.1. A etnometodologia de H. Garfinkel
2.2. Os quadros da experiência de E. Goffmann
2.3. O construtivismo fenomenológico: A. Schutz, H.S. Becker e P. Berger e T. Luckmann
3. Perspectivas de síntese
3.1. O estruturo-construtivismo de Pierre Bourdieu
3.2. A teoria da estruturação de Anthony Giddens
4. Desenvolvimentos recentes
4.1. Actores múltiplos, plurais e reflexivos: J. Elster, F. Dubet e B. Lahire
4.2. Novos usos da noção de crítica: da sociologia pragmática de L. Boltanski e L. Thévenot à luta pelo reconhecimento em A. Honneth
4.3. Debatendo a sociedade e a modernidade
4.3.1. A sociedade de risco de U. Beck
4.3.2. A modernidade líquida de Z. Bauman
4.3.3. A sociedade singularista de D. Martucelli
4.3.4. Da pertinência sociológica da noção de sociedade: um debate final com A. Elliott e Bryan S. Turner.

Bibliografia

Giddens, A. e J. Turner (1987), Social Theory Today, Cambridge, Polity Press.
Elliott, Anthony (2009), Contemporary Social Theory. An Introduction, London & New York, Routledge.
Lahire, B. (2005), L´Esprit Sociologique, Paris, La Découverte.
Mouzelis, N. (1995), Sociological Theory: What went wrong?, London, Routledge.
Turner, Bryan S. (org.) (2002), Teoria Social, Lisboa, Difel.

Método de ensino

Aulas teóricas (60%);
Aulas práticas (40%): estas serão dedicadas à elaboração, apresentação e discussão em grupo de ensaios sociológicos utilizando perspectivas comparadas/alternativas relativamente a objectos seleccionados pelos docentes; implicarão
acompanhamento personalizado dos trabalhos dos alunos.

Método de avaliação

Um ensaio escrito colectivo (c. 15 págs) (30%); a respectiva apresentação e discussão (25%);Um teste escrito presencial sobre a totalidade da matéria teórica (45%).

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