
Literatura Comparada
Código
711091064
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Estudos Portugueses
Créditos
6
Professor responsável
Maria do Rosário Monteiro
Horas semanais
4
Língua de ensino
Português
Objectivos
a) Introduzir os alunos na prática da análise comparatista;
b) Desenvolver o pensamento crítico e a capacidade de relacionar expressões artísticas diferentes;
c) Desenvolver a capacidade para a análise pluridisciplinar como forma de compreender fenómenos culturais complexos na área das artes e humanidades;
d) Desenvolver a capacidade de expressão;
e) Desenvolver a capacidade de aplicar os conhecimentos adquiridos em contextos complexos
Pré-requisitos
Não se aplica
Conteúdo
Narrativa, mito e tópoi
1. Os paradigmas teóricos da literatura comparada
2. Introdução às teorias e práticas comparatistas
3. A narrativa como forma de cognição e de expressão comunicativa e literária.
4. Os elementos da narrativa.
5. Os mitos como narrativas colectivas multifuncionais.
6. Os diversos tipos de mito e a criação de mundos (tópoi) possíveis narrativos.
7. Os mundos (tópoi) ficcionais e a sua relação com o mundo real.
Bibliografia
AGUIAR E SILVA, Vítor Manuel. Teoria da Literatura. 8ª ed. Coimbra: Livraria Almedina, 2009.
BRUNEL, Pierre; CHEVREL, Yves (eds.). Compêndio de Literatura Comparada. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2004.
JABOUILLE, Victor. Iniciação à ciência dos mitos. Mem Martins: Editorial Inquérito, 1986.
HERMAN, David (ed.) The Cambridge companion to narrative. Cambridge: Cambridge University Press, 2007.
HERMAN, David. Basic elements of narrative. Oxford: Blackwell, 2008.
Método de ensino
1. Aulas teóricas para introdução na matéria em análise (60%)
2. Aulas práticas para análises comparatistas elaboradas em conjunto com os alunos (40%)
Método de avaliação
1. Uma frequência sobre a totalidade da matéria;
2. Um trabalho com pesquisa bibliográfica;
3. Apresentação individual de pequenos comentários.